terça-feira, janeiro 03, 2012


Como escolher um Filtro Solar

Por Dra Dayse D'Avila                           
Eu estava passeando com minhas duas filhas, quando, na entrada de um galinheiro, eu avistei, no alto de uma árvore, uma pequenina larvinha, que vinha tecendo um fio e descendo lá de cima.  Entusiasmadas, as meninas começaram a observar tamanho esforço, enquanto a larvinha descia até nós, centímetro por centímetro, à medida em que ia tecendo o fio.  Fui explicando a respeito da tecelagem, da transformação da larva em lagarta ou borboleta e fui enfatizando a respeito do esforço, do quão difícil era para aquele bichinho pequeno se empenhar para descer… enfim, estava me dedicando ali para dar uma boa lição às meninas, quando a Alice, 5 anos, fez uma observação certeira:
“É, ela só cometeu um erro. Descer na porta de um galinheiro”.
Realmente. Um erro fatal. Tanto trabalho para descer e ser comida pelas galinhas assim que alcançar o chão. Muitos esforços infelizmente são em vão. Dizem  que o inferno é assim, cheio de gente bem intencionada. De larvas esforçadas que desceram na porta do galinheiro…  cheio de gente que comprou cremes caros, colocou Botox, fez laser… mas não usou filtro solar.

Infelizmente, todo esforço em termos de rejuvenescimento é em vão se a exposição solar for sem proteção. Portanto, para ajudar na escolha do filtro ideal, aqui vão algumas dicas:
1) Filtro 30, 40, 50, 60…100. Faz diferença?
Não. A partir de 30, o ganho de proteção solar é mínimo. Um FPS 15 filtra 93,3% da radiação ultravioleta B, enquanto o FPS 30 evita 96,7%. Passando um filtro 60, você ganha apenas cerca de 2% a mais de proteção do que um filtro 30. E um filtro 100 não filtra 100%. É praticamente a mesma coisa de um 60. A diferença é que dura um pouco mais. Ou seja, o filtro protege a mesma coisa, mas demora um pouco mais para sair da pele. Isso é vantagem? Depende. Na praia, sim. É melhor um produto que dure mais. Na prática, para o dia a dia, o problema é a oleosidade. Quanto mais alto, mais oleoso, mais acne. Um filtro 30 a 40, geralmente é mais leve para o dia a dia.  Só as peles mais secas, sem tendência à acne ou maduras suportam um filtro 60 diariamente, em geral. Nas demais, é comum causar acne. Já na praia, filtros mais oleosos são melhores, especialmente os para esporte ou resistentes à água,  porque vão ficar mais aderidos. Somente nas pálpebras superiores é que o uso do filtro está dispensado.
Qual o filtro que mais gosto?
O que o você vai usar. Não existe um filtro genericamente o melhor, porque cada pele e pessoa gosta de um tipo. Tem gente que acha oleoso, tem gente que acha que seca muito a pele, outro não gosta do cheiro, um ama o perfume… não dá para generalizar. Gosto de dar várias amostras e pedir à pessoa para experimentar. Você vai escolher de acordo com sua necessidade. Se quer que tenha base (cor) ou não, se gosta mais fluido, em mousse, mais em gel ou cremoso. As marcas que mais prescrevo são La Roche (Anthelios), ROC (Minesol), Stiefel (Ansolar, SunMax e Spectraban), Mellora (Heliocare – minha linha favorita, amo o cheirinho de pêssego) e Profuse (Ensolei).
Passo o filtro primeiro ou os outros cremes?
Primeiro o filtro, depois os outros produtos. Se você usar hidratantes ou cremes antiidade primeiro, eles atrapalham o filtro penetrar na pele e proteger do sol. O filtro só vem por último se for físico (os infantis e os para pessoas alérgicas aos filtros químicos).
Tem mesmo que renovar o filtro?
Sim, a proteção da pele é realizada por uma reação química. Infelizmente entre 2 e 3 horas, a pele consegue metabolizar todo o filtro que você passou. Não tem mais nenhum efeito a partir disso. E, a melhor forma de aplicar é 15-30 minutos antes da exposição, seguida por uma reaplicação 15-30 minutos depois que a exposição ao sol começar.
Chato assim. Mas é melhor do que passar uma vida tecendo uma teia e descer na porta de um galinheiro.

15 comentários:

  1. Débora Martins4/1/12

    OLÁ eu já usei o Minesol , Anthelios e justamente hoje comprei o Ultra Sheer na Neutrogena fator 70 ja usei e gostei .Você não gosta desse?? As duas ultimas marcas não conheço . Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto sim, Dé! Ele é muito bom mesmo. Não deixa a pele oleosa. Super indicação, hein? Beijos

      Excluir
  2. Aaaaah que ótimo seu texto, amei.
    Foi ótimo como vc começou a história.
    Eu nem sabia que não fazia tanta diferença. ótima dica.
    Feliz 2012.

    www.belamenina.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Gioooo, fica ligadinha no BLOG que sempre tem post muito interessante!
      Beijocas

      Excluir
  3. Oi De!
    Bom Dia!
    Eu amo o Neutrogena para o corpo!!
    Beijocas linda

    ResponderExcluir
  4. Ei Gioooo, fica ligadinha no BLOG que sempre tem post muito interessante!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Ola adorei seu blog, estou seguindo, gostaria de seguir o meu? http://belezaborboleta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. eDI!
    É verdade temos de ter o maior cuidado ao escolher o protetor. Sabe que uma vez comprei um que dizia que era protetor, mas na verdade era um bronzeador, um horror!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aff Maria, Rudy! Tem que cuidar mesmo.
      Beijossss

      Excluir
  7. Eu gosto de Protetor Solar mais levinho, que não deixa peguento sabe? Esses são os meus tops pra usar no dia-a-dia.
    Beijo, Edi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Luma amada!
      Eu tb amoooo!
      Esses são nota 10!!!
      Beijocas
      Carinho

      Excluir
  8. Ei Luma amada!
    Eu tb amoooo!
    Esses são nota 10!!!
    Beijocas
    Carinho

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Em breve, retornaremos! :-)

 
Copyright 2013 Mamães Vaidosas por Edi Mariano