domingo, janeiro 06, 2013


Assuma a sua personalidade e delete a cópia, se ela existir em você!

Olá Vaidosas!

Há um tempo atrás, eu adquiri um livro que achei ter tudo a ver com a minha pessoa. Chama-se O Poder dos Quietos de Susan Cain. Infelizmente ainda não consegui ler muitas páginas, mas o pouco que li, me deixou muito animada e curiosa. 
O motivo da leitura desse livro, é a minha pessoa, a minha personalidade. Sempre, sempre, sempre, fui muito quietinha. Passei a minha infância trancada no quarto, viajando nos meus livros e sonhos. Nunca fui uma menina de rua, shopping, ou casa de amigas. A melhor companhia, ao meu ver, era apenas a minha. Nunca tive problemas em ficar sozinha. Pelo contrário. Amo desde criança. 
Durante a infância, preferia os livros, na adolescência, queria trabalhar de qualquer jeito. Mas e a minha amada solidão? Teria que viver com outros "humanos" e não sabia se sobreviveria a tal experiência. Para uma adolescente tímida e retraída, tirei de letra e descobri que eu tinha facilidade em me comunicar, mas preferência pelo silêncio. Estranho? Nunca achei! Descobri minha paixão pelo trabalho e o prazer em chegar em casa e ficar sozinha. Curtia mais do que nunca. Muito nova, já morava sozinha, tinha o meu espaço e não pensava em sair de lá nunca mais. Quando imaginava que poderia cansar daquelas paredes, viajava, e como de costume, sozinha. Sempre amei dirigir, conhecer novos lugares, novas paisagens, mas nunca me importei em procurar uma pessoa, uma amiga para me acompanhar. Na realidade, sempre tive bons amigos. As minhas amizades são duradouras e muito sinceras. Sou uma pessoa muito direta. Ou eu AMO ou eu ODEIO. Então, passei a colecionar bons amigos e sentir-se segura, para o caso de ter que conversar com alguém. Quando entrei na casa dos 20 anos, comecei a interagir mais com as pessoas. Antes disso eu só queria saber dos meus animais de estimação, que sempre amei mais do que tudo na vida. Comecei a viajar frequentemente a trabalho e assim, me comunicar com outras pessoas. Também não pude reclamar dessa fase. Pelo contrário. Gostei muito, evolui e aprendi muito, mas muito mesmo. Sempre enxerguei o ser humano com outros olhos. Sempre quis ouvir mais do que falar, entender a ser entendida, perguntar do que responder e se possível, deixar um sorriso no rosto de alguém, com alguma palavra amiga e sincera. Com a minha espontaneidade e sempre bom humor, nunca tive problemas com minhas amizades e colegas de trabalho. Acredito que as pessoas começaram a me entender e respeitar o meu desejo, de ficar em silêncio em situações que achava conveniente e em meus momentos de reflexão e concentração.
Sou aquele tipo de pessoa que adora conversar sozinha, que para pra pensar e fica viajando por algum tempo, até que alguém ou algo, me traga de volta. 
Com o passar dos anos, fui amadurecendo, conversando mais, interagindo, saindo mais, mas sempre e sempre com o mesmo pensamento e desejo. Chegar em casa e curtir a minha companhia. Quase não dá pra acreditar que num determinado período da minha profissão, eu ministrei treinamentos e palestras e nunca tive problemas com isso. Me inteirava dos assuntos e pauta, e mandava ver, sozinha, sem problema algum. Entrava numa sala lotada que por diversas vezes cheguei a pensar que sairia correndo, mas não o fiz. Continuei, me adaptei e venci a cada etapa que me foi apresentada sem dificuldade alguma.
Os anos passaram, comecei a sair mais com os amigos, a viajar em grupos e até perder um pouco do desejo de ficar sozinha diariamente. Se acontecesse, ficava muito feliz, se não tivesse a oportunidade, não ficava mais incomodada como antes. 
Quando percebi, já havia me integrado e estava sempre na companhia de algum amigo. Mas quando me batia a vontade de ficar sozinha, corria pra minha casa e ficava até dias sem sair de lá. 
Mais alguns anos se passaram, conheci o meu marido, constitui a minha família e posso dizer que, ainda tenho os meus momentos a sós. Acredito que faz parte de mim, da minha personalidade e sempre que posso, aproveito um momento sozinha para pensar, refletir e recuperar as energias. Como trabalho em casa, se deixar, fico horas e horas quieta, em silêncio pleno. Principalmente a noite, momento que quando posso, sento aqui e venho preparar um post para o blog e pesquisar assuntos que me interessam.
Acredito que cada um de nós, precisa e merece ficar um tempo a sós, mesmo que seja para descansar e se recompor.

Mas afinal qual é o motivo desse post?

Foi pensando na minha personalidade, que resolvi contar um pouco de mim para vocês. Pois, ultimamente tenho recebido pedidos de gravação de vídeos, postagem com fotos minhas e maior interação nesse sentido, audio-visual. Adianto que esse tipo de trabalho não faz parte da minha personalidade e, uma vez que não faz, não o farei por me sentir desconfortável e se o fizesse, sairia algo de forma muito artificial e sem graça. Ultimamente, tenho dado umas espiadinhas em meninas que gravam e postam vídeos em seus blogs, e posso afirmar que 90% do que falam, fazem e mostram, são cópia da cópia da cópia. Dia desses vi um vídeo (parte dele, porque não gosto e não tenho paciência), de uma menina, fazendo caras e bocas, igual a outra blogueira muito conhecida por aí. Fiquei absurdamente envergonhada pelo fato da menina querer ser alguém que ela não é, querer roubar a personalidade e até mesmo a linguagem corporal da outra blogueira. Misericórdia! Penso que as pessoas não querem assumir a sua personalidade ou acham que só porque fulana ficou conhecida por agir de determinada forma, ela terá de fazer exatamente igual para conseguir o mesmo. Lamentável!

Meninas, se alguém que lê o meu blog, grava vídeo ou faz foto tutorial para o seu blog, que seja você mesma e não queira assumir uma personalidade que não é sua. Se você não conseguir alcançar determinado público, não tiver lucros e não crescer como a sua blogueira preferida, acredite que o seu potencial está situado em outra realidade e nem por isso vai desistir de você mesmo. Descubra o seu dom, o que lhe faz sentir-se melhor, agir de forma natural, e invista! Não tenha medo de falhar por não ter uma pessoa fazendo o mesmo e obtendo resultados. Seja criativa, espontânea, e as coisas acontecem naturalmente. 

Nunca, jamais, eu imaginei ter um blog e interagir da forma que faço ultimamente. Me considero vitoriosa pelo pouco que faço, mas com muito amor e carinho. Se eu tiver que sentar aqui, para escrever de maneira forçada, pode ter certeza de que encerrarei o meu blog e darei outro rumo a minha vida. 
Ninguém é obrigado a fazer algo que lhe incomode ou lhe torne infeliz. 

Como viram, eu amo o silêncio e os meus momentos a sós, mas também amo muito a minha família. E todo esse processo e as mudanças em minha vida, aconteceram de forma natural. Dentro do seu tempo, de forma que eu me sinto bem e completa. Sem aquela pressão, desgaste emocional ou arrependimento. 

A vida tem que ser assim, repleta de momentos, de memórias, de passagens e de sintonias. Cada pessoa tem a sua, basta descobrir a estação!

E você? Já analisou a sua vida?

Beijos

56 comentários:

  1. Oi Edi, adorei o seu post!
    Também gostava desde pequena de ficar sozinha em casa.Quando todos saiam, eu corria em cada comodo rindo, brincava um pouco em cada um, falava sozinha,não aprontava, mas o fato de estar só me achava livre. Ainda gosto , mas agora os momentos de solidão são mais raros.
    Bjoss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde
      Vera, tudo bem?
      Eu amo ficar sozinha, sempre que posso o faço. Nada melhor que dar um descanso pra mente e relaxar da forma que mais gostamos.
      Beijosss

      Excluir
  2. Nossa, nunca parei pra analisar a minha vida assim. Gostei muito do post Edi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aninha, tudo bem?
      Menina, eu adoro analisar a minha vida e viajar nela rsrsrsrs
      Obrigada!
      Beijosss

      Excluir
  3. Tb acho importante vc fazer só o que se sente bem e continue feliz, o blog é seu, ele tem que ter o seu jeito não o que os outros tentam exigir!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Quelita!
      Aqui, vocês conhecem a Edi, como ela é!
      Beijosss

      Excluir
  4. Nunca pareii pra analisar.. fazemos escolhas ao longo da vida.. porem analisar tudo o qe já fiz e tô fazendo ainda nãoo.. Vou começar.. Gosteii mto do post Edii! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jac!
      Quando tiver a oportunidade, pare um pouco e pense a respeito da sua vida. Desde onde conseguir recapitular lembranças. Eu acho incrível.
      Beijosss

      Excluir
  5. Super concordo com vc Edi, eu tbm não gosto e nem gravo vídeos, não tenho essa facilidade.
    MAs acho tão chato que imita e copia o jeito de ser de outra pessoa.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani
      Tudo bem?
      Comigo, cópia não rola. Eu sou muito exigente comigo mesmo e prefiro manter isso para com as pessoas que convivo também.
      Beijosss

      Excluir
    2. Pois é querida, comigo também não rola não! :)
      Bjuus

      Excluir
  6. Quem ganhou o sorteio? =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já é a segunda vez que você me cobra um resultado de sorteio, sem ao menos ler o blog ou acompanhar como as minhas demais leitoras. Não imaginava que teria a coragem de entrar no blog, não ler um post e vir me cobrar resultado de sorteio. Me desculpe, mas aqui não é o seu lugar. Eu não alimento caça sorteios, eu tenho leitoras, e as respeito, acima de tudo.
      Grata

      Excluir
    2. Que situação desagradável dessa menina acima viu, quem já se viu nem participa do seu blog e aparece por aqui só para cobrar resultado de sorteio.
      Muito boa a sua resposta Edi.
      Bjs

      Excluir
    3. Cada louca que aparece, eheheheh.
      Obrigada pelo apoio, Dani :D
      Beijos

      Excluir
  7. nossa Edi esse texto seu me tocou bastante.
    Eu tambem ultimamente fico muito tempo sozinha com meu cachorro que me faz muito bem.
    Adorei conhecer um pouco mais de vc, da sua vida antes de conhecer seu marido, das suas viagens sozinha, eu nao teria essa coragem sou bem dependente ainda das pessoas ao meu lado.

    Que legal saber que vc ministrava paletras , eu aprecio muito quem tem esse dom.
    Concordo plenamente, cada um tem seu modo de pensar, é como vc disse o blog tem que ser da nossa maneira respeitando nossos gostos pessoais.
    um beijao para vc Edi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thati, tudo bem?
      Eu sempre fui muito independente. Decretei isso antes mesmo de completar 18 anos. Logicamente, conquistei um emprego antes e consegui juntar uma graninha pra me virar. Aluguei meu apartamento, comprei meu carro e sai de casa, pra conhecer a vida e seus mistérios.
      Não me arrependo nunca, de nada que já fiz, até hoje. Tudo que fiz, me deixou mais forte, adquiri conhecimento, fiz novos amigos, viajei, rodei muito, e o melhor, fui sempre, feliz!
      BEijosss

      Excluir
    2. Oi Edi tudo otimo e com vc?

      Muito legal mesmo novinha mesmo vc ja era independente, por isso que eu te admiro. Voce é um exemplo para nós suas leitoras.
      Isso que importa ne Edi ser feliz, e todas nossas fases da vida, imagino quantos lugares lindos vc visitou.
      Admiro vc Edi, um beijo enorme no coração

      Excluir
    3. Olá Thati
      Obrigada pelo comentário. O que me motiva a continuar com o blog é o comentário das minhas queridas leitoras.
      Eu já passei por tanta coisa, que poderia escrever um livro relatando os meus erros e acertos rsrsrs
      E você está certa! Felicidade e Paz, sempre!
      BEijosss

      Excluir
  8. Post PERFEITO; é você alii, do inicio ao fim,
    É teu pensamento, teu caráter, VOCÊ !

    E não é a toa que virei fã dessa mulher !!

    Você... sendo assim ... conquistou a gente viu dona Edii *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meu anjo!
      Fico muito feliz que tenha gostado!
      Super beijjoooosss

      Excluir
    2. De nadaa sua liiiiinda ^^


      bjsssss

      Excluir
  9. Adorei o post!!
    Também gosto muito de ficar sozinha, isso me faz muito bem!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jana.
      Acho que todas nós, precisamos desse momento.
      Beijosss

      Excluir
    2. Com certeza!
      Fico bastante tempo sozinha, pois meu marido trabalha e eu trabalho em casa e isso faz com que eu seja uma pessoa melhor e possa refletir sobre meus atos.
      Mas também amo ficar com meu marido e nossas famílias abençoadas.
      Bjs

      Excluir
    3. Nossa, fica muito tempo sozinha? Eu não sabia que você trabalhava em casa! Beijosss

      Excluir
  10. Vc é linda Edi, merece muito sucesso, paz e acima de tudo FELICIDADE em sua carreira profissional e na sua vida pessoal junto a sua família. Tenha certeza que Deeus te abençoa todos os dias, bjss te adorooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas nós merecemos! Que Deus te dê tudo que precisa para ser feliz e prosperar, sempre!
      Beijosssss

      Excluir
    2. Me identifiquei muuuito com vc pq eu também sou assim, por incrivel que pareca. Não sou de ir pra rua, sair com amiga, ir p shows. Pra falar verdade acho isso besteira. Gosto mesmo de ficar em casa longe de tudo ruim que lá fora possa ter; mesmo meus pais reclamando de que fico no meu mundo, no computador, vendo o que gosto(moda, beleza) , ouvindo música alta ou lendo acho que é meu jeito e ele pertence somente a mim. Se eu fosse uma menina de notas baixas, namoradeira, que fizesse questão de ir a shows ou ficar na rua com as amigas eles estariam reclamando. Há tantos shows que minhas amigas ficam doidas p ir, pedem pedem aos pais mas eu nunca tive esse desejo. Quero me preservar desse jeitinho porém, se for da vontade de Deus que minha personalidade se modifique, a gente se adapta não é mesmo? Tenho 16 anos mas sou muito firme em minhas escolhas! adoro meu jeito! bjss edi, bom domingo!!

      Excluir
    3. Menina, estou orgulhosa de você! Me li aí, no seu comentário. Você descreveu a minha adolescência com as suas palavras. Adorei! Tenho certeza de que está no caminho certo e que é vencedora!!!!!!
      Parabéns! Beijossss

      Excluir
  11. As vezes adoro ficar no meu canto tbem!!!!!
    Acho que todos gostam neh!!!!!
    Pensar e repensar sobre tudo e todos!!!!!
    bjos Edi!!!!
    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Dani. Todos nós precisamos da nossa privacidade, da nossa calmaria. Os momentos a sós são perfeitos para refletir, se acalmar e relaxar. Bijosssssss

      Excluir
    2. Falou tudo agora!
      Precisamos de privacidade sempre, soh dessa frma conseguimos colocar nossa cabeca em ordem!
      bjos

      Excluir
  12. Eu detesto cópia de bolsa, sapato, roupa, pessoa então que horror! Continue assim, teu blog é ótimo e parabéns pelas conquistas. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lu! Somos duas :D
      Se não posso comprar o original, compro uma marca nacional que me atenda e fico feliz :D
      Beijossss

      Excluir
  13. Muito legal o post!
    Sua história, realmente eu não imaginava isso, mas amei conhecer isso de você.
    me identifiquei em poucas partes também...
    Bjos e bom dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jane :D
      O que lembrou você? Beijossss

      Excluir
  14. ótimo texto Edi e concordo com tudo seja vc mesma isso que nos faz (ou pelo menos a mim) fiel a um blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Elaine.
      Fico muito feliz e lisonjeada com o seu comentário.
      Deus abençoe
      Beijos

      Excluir
  15. Gostei muuito do post.. mas confesso que só de olhar sua foto já te imaginava assim..
    desse jeito que vc citou.. não sei pq sou doida assim mesmo e geralmente não erro.. Rs.

    E o que vc disse é super correto! mão adianta tentar ser o que não é pra obter sucesso ou seja lá o que for,pq vc não consegue sustentar o que não é por muito tempo.. eu por exemplo adoro me maquiar mas ainda morro de vergonha de gravar videos e acho que nem nunca vou fazer isso.. haha não consigo.. fazer o que é meu jeito. Rs..
    Agora eu tbm já vi videos por aii de pessoas tentando ser aquela blogueira famosa só que fica tão forçado que fica digamos Ridículo!
    è melhor ser vc mesma e alcançar o que vc merece. do que imitar alguem,ou inventar alguem e saber que o que vc alcançou não vem de vc e sim de um personagem!!

    Vixii falei pacas...já to me sentinso em casa... hahha
    Fuii
    beijuus Edi!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Sa! Você é demais! Adorei o seu comentário. Você já me achava assim? rsrsrsrs Como exatamente? #curiosidade
      Eu morro de vergonha dessas clones que estão espalhadas pela net rsrsrsrsrs
      Fale mais, adorooo!
      Beijosss

      Excluir
  16. Edi,vi minha vida escrita pelas suas mãos!!! Sou exatamente como vc!! Acho ridículo pessoas tentarem ser aquilo que não são , só de ler os seus posts , suas mensagens , imaginava que vc fosse assim!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, que bacana!
      Eu não gosto do que vejo por aí. Muita gente tentando copiar o estilo de outra, o que me leva a pensar: isso é ter personalidade e caráter? Elas não tem opinião formada e são inseguras. Fico triste. Mas o mundo é assim mesmo. Beijossss

      Excluir
    2. Dá até nojo de certas coisas que vemos nesse mundo virtual, tem gente (blogueira) que nem disfarça!!! Triste isso!!

      Excluir
    3. E como é triste! Mas Deus é maior! Beijossss

      Excluir
  17. Respostas
    1. Obrigada Dri! Faço com carinho! Beijocassss

      Excluir
  18. que reflexão boa querida,vc escreve muito bem!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Antonia. Escrevo com o coração. Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar! Em breve, retornaremos! :-)

 
Copyright 2013 Mamães Vaidosas por Edi Mariano