segunda-feira, janeiro 07, 2013


Dieta do Tipo Sanguíneo


Desde criança, sou alucinada por carne, principalmente a vermelha. Minha dieta sempre foi a base de muita carne e legume, minha segunda paixão. Nunca fui fã de massa, doce e frituras. Sempre segui essa dieta carnívora/vegetal. Na gestação eu comia muitas frutas, legumes e muita carne, muita mesmo. Depois que meu filho nasceu, a minha dieta dançou. Eu não me alimentava direito, comia correndo, comecei a comer doce, fritura, massa, pão. Resultado: Comecei a passar mal, me intoxicar, ter fortes dores abdominais, dor de cabeça, indisposição. Estava me sentindo com 200kg devido a retenção de líquidos. A minha dieta porca me fez acumular toxina e dor de cabeça. Sentia falta dos meus vegetais mas comia o mais prático, o que aparecia primeiro. Pão foi o campeão. Presente: Engordei alguns quilos, inchei, fiquei totalmente o oposto do que sempre fui. Cansada dessa situação, achei melhor ter uma dieta mais equilibrada e resolvi acrescentar fibra e voltar a comer carne e vegetais. Mas pra quê? A fibra (sempre odiei) ajudou a piorar a minha situação. A dor de cabeça aumentou, virou enxaqueca, o inchaço então nem se fale. Mais irritada do que nunca, fiquei procurando uma explicação para a minha condição estressante e dolorosa. Foi aí que comecei a ler: A Dieta do Tipo Sanguíneo do americado Peter D'adamo e comecei a aplica-lo na minha vida. Segundo o autor, o nosso corpo é como um carro. Se abastecermos com o combustível errado prejudicaremos o seu funcionamento e acabaremos estragando ele. O nosso organismo não funciona diferente disso. Cada sangue pede uma alimentação, um cardápio e exige atenção especial em relação a alguns alimentos que estamos acostumados a utilizar na nossa dieta. O sangue metaboliza somente o alimento que está preparado para receber. Um exemplo seria o sangue O que deve seguir uma dieta carnívora devido aos seus ancestrais terem como base principal na sua dieta as carnes de suas caçadas. Até hoje corre essa identificação genética nas veias dos sangue O.
Já os sangue A são totalmente vegetarianos, segundo D'adamo. Devem ter uma dieta rica em carboidratos e vegetais se quiserem ter o pleno funcionamento do seu organismo.
Na dieta do livro, os alimentos são divididos conforme os grupo abaixo:
Benéficos: São considerado os alimentos que agem como remédio. Tratam e previnem doenças, além de favorecer a perda de peso.
Neutros: Agem apenas como alimento. Não atrapalham ou favorecem.
Nocivos: Veneno! Devem ser eliminados completamente da dieta. Causam o aumento de peso, diminuem o ritmo do metabolismo, enxaqueca, má digestão, problemas e alterações na produção da insulina o que ocasiona o transtorno hormonal.
Alimentos nocivos podem causar câncer, artrite, e muitas outras doenças que podem ser evitadas e controladas se cortarmos esses alimentos da dieta.

Sinceramente, para mim, esse livro está certíssimo!
Fala que no meu caso, sangue O, devo evitar glúten, lactose, fibras. Pasmem! Fibras sim! E não me surpreendeu. Sempre odiei leite, lactose, fibras, granola, centeio, linhaça. Nunca fui ligada a pizza, gordura, pão. Como contei acima, escorreguei por um tempo na massa, no pão, mas agora que aprendi, voltei a ter uma alimentação equilibrada, para o meu tipo sanguíneo. Não me perguntem se isso é aprovado por nutricionistas. Eu sempre vi as dietas elaboradas por profissionais da área e com muita fibra por sinal.
Eu prefiro não falar quem está certo ou errado. Prefiro ouvir e entender o meu organismo e ser feliz com o que eu posso. 
A dieta do Sangue foi muito válida para mim.
Eu tenho certeza de que muitas pessoas começarão a colocar sua alimentação na balança e descobrirão algumas coincidências com essa postagem.
Espero que eu ajude alguém!
Um beijo!

36 comentários:

  1. Eu estudava isso na escolaaa, lembro até hoje, mas nunca usei .. nunca fiz, e acho que APARENTEMENTE em nada me afetou ..rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fany que bom!
      O organismo deve ter adaptado a sua dieta usual.
      Beijosss

      Excluir
  2. Queria saber onde encontro esse livro.. me interessei por essa dieta do tipo sanguineo.. o meu é B+ e gostaria de saber msm qe alimentos são indicados pra mim!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jac
      Boa Noite!
      Achei na Americanas, http://www.americanas.com.br/produto/277230/livro-a-dieta-do-tipo-sanguineo, mas provalmente se vc pesquisar no Google, encontrará em outras lojas, com menor valor, inclusive.
      Vale muito ler e aplicar.
      O seu sangue tem uma dieta mais regrada, se bem me lembro.
      Depois me conta!
      Beijos

      Excluir
  3. Tenho duas irmãs nutricionistas que sempre me falam que a melhor dieta que existe é comer de tudo com moderação. Então como de tudo, mas sou louca por frutas, não fico sem, por isso fica mais fácil manter o peso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! Concordo com elas! Agora se eu como muita massa, fritura ou doce, passo mal mesmo. Por isso já vi que a dieta faz total sentido. Eu preciso de carne, diariamente. Se eu não como, viro uma verdadeira Onça. rsrsrs
      Beijosss

      Excluir
  4. Nossa, parece ótimo esse livro... Pois é, cada organismo é diferente. Isso é muito válido. Preciso desse livro também.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jane,
      Faz todo o sentido e eu senti isso no meu corpo. Beijos

      Excluir
  5. Oi Edi
    que interessante!
    Nunca tinha ouvido falar sobre esse tipo de dieta. O meu sangue tbm é O e eu já percebi que meu organismo não gosta muito de coisas gordurosas, mas o pior é que eu gosto, rsrs.
    Pelo menos eu amo carnes e nisso o meu tipo aceita né? rs
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani
      Carne é o nosso combustível. Quando você deixa de comer carne você fica mal humorada ou com dor de cabeça?
      Beijos

      Excluir
    2. Se eu já senti não aliei a esse fator, mas com certeza agora eu vou observar e caso eu sinta eu venho aqui te contar.
      Bjs

      Excluir
    3. Que jóia. Aí me conta! Beijos

      Excluir
  6. Eu já fiz esta dieta, meu tipo também é O. Diferente de você, gosto de leite, pão, bolos... e gosto de carne também. Talvez por não ter comido muita carne na infância, se for preciso, passo bem sem ela no meu prato.

    Mas, quando fiz a dieta, achei que valeu a pena, emagreci o que queria. Hoje, tento fazer uma alimentação variada, mais natural. Vejo como vantagem não gostar de refrigerantes, catchup, maionese(pouco), pratos prontos congelados de supermercado e frituras (desta eu gosto, mas não cai bem)... Às vezes, quando saímos para comer em restaurantes, sou criticada pelo meu marido: "Sai de casa pra comer a mesma coisa?" É assim, gosto de arroz, feijão, salada, bife...

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adri
      Que bacana! Eu não consigo comer muito pão, bolo e leite porque também não fui acostumada. Eu sempre comi mais proteínas. Se eu ficar um dia sem carne, eu mato alguém no dia seguinte rsrsrsrsrs
      Não sou fã de refrigerante também, comecei a tomar por pura ignorância mas também já cortei.
      Você é que está certa, a sua alimentação é a mais balanceada. Se eu pudesse comeria arroz, feijao, salada e bife todo dia também. Mas como meu intestino briga com o feijão, deixo de comer e assim suspendo o arroz também.
      Obrigada por comentar!
      Um beijo

      Excluir
  7. Super interessante! adorei conhecer mais sobre essa dieta

    Um beijao para vc Edi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana, né Thati?
      Beijossss

      Excluir
    2. Sim fiquei curiosa mesmo muito legal :)
      um beijao para vc Edi

      Excluir
  8. Tenho que maneirar também. Tenho que assumir que minha verdadeira paixão são frituras, massas, doces! Sou magra porém, já tive glicose e colesterol alto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, vamos cuidar disso!!! Você é muito jovem pra ter esse tipo de alteração! Bora comer fruta e legumes :D
      Beijosss

      Excluir
  9. Nao conhecia essa dieta!!!!!!!!
    Achei interessante!!!!!!!!!!!
    Sera que tem essa dieta disponivel na net?
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi o livro pra vender, tem que pesquisar pra ver se tem disponível pra baixar :D
      Beijosss

      Excluir
    2. Ah, vou procurar...ontem sai da net e nao procurei, estou entrando agora e vou procurar!!!!
      O duro eh fazer dieta.....rsrs
      Vida cruelllllll!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  10. dei uma olhada na net e pelo que vi bate. meu tipo deve evitar leite e realmente não passo muito bem com leite . gostaria de uma consulta mas qdo acho é bem caro uma pena =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que bacana! Eu nunca consultei com especialista, controlo sozinha hihihihi
      Beijos

      Excluir
  11. Muuito interessante fazer uma dieta de acordo com o otipo sanguineo,vou dar uma pesquisada no meu super raro tipo sanguineo AB+ Rs..
    Beijuss Edi

    ResponderExcluir
  12. O meu sangue é O- e eu sou louca por massas, fibras , lactose, hummmm rsrs , mas ao contrário de vc Edi , quando como muita carne vermelha , me sinto "impaxada" , me dá azia, má digestão e minha pele fica horrível , mais com carne branca não!! Estranho né??!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Repete esse exame aí que você faz parte da turma do A rsrsrsrsrs.....
      Seu organismo se acostumou e adaptou a dieta que você impôs a ele. Legal, né?
      Beijosss

      Excluir
  13. estou um pouco acima do peso, estou aderindo a folhas, legumes, frutas tenho que me adaptar não é querida Edi!!!!! bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonia, está certíssima. Nada melhor que alimentação saudável, não apenas para o peso, mas para o organismo. Beijos

      Excluir
  14. Adorei o post amiga!
    Meu sangue é O e vou ver mais sobre essa dieta!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que você vai se identificar com muita coisa. Beijossss

      Excluir
  15. Edi, gostaria de fazer a dieta para resolver dois problemas: gostaria de GANHAR peso e eliminar as cosntantes anemias; praticamente não como carne vermelha; me alimento apenas de frango e legumes arroz integral e feijão preto; SOU TIPO O+ - Como fazer a dieta? Tenho baixo peso; constantes gases, etc... Aguardo. Grato Edson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Edson. Bom Dia. Sugiro que procure um Gastrenterologista para tratar a SII (Síndrome do Intestino Irritável), pois ela pode ser a principal causa da sua anemia. Em relação a dieta do tipo sangüíneo, ela é interessante mas cada organismo costuma reagir de forma diferente. Por exemplo, você pode se dar bem com um determinado tipo de fruta mas rejeitar outra. É o seu organismo te alertando que não consegue digerir o alimento corretamente. Se você não consegue comer carne vermelha, é possível que o seu organismo não esteja conseguindo digeri-la de forma correta. Eu mesmo não sigo a dieta ao pé da letra. Ela chega perto da definição do meu organismo, mas não é exata, entende? Não posso ingerir nenhum derivado do leite, que é proteína animal, por exemplo.
      Normalmente a SII aparece com alguma disfunção digestiva, você já verificou isso? Já tentou tomar prebióticos e probióticos? No mercado há várias marcas e as que testei e gostei foram o Prolive do Laboratório Aché e o Lactofos do Invictus. Você já verificou se não tem intolerância alimentar (lactose, glúten, ovos, amendoim, grãos)? Ela complica ainda mais o quadro do SII.
      Te oriento antes de fazer qualquer tipo de dieta, a procurar um gastro capacitado para mapear o seu organismo e diagnosticar com exatidão o seu quadro. Nem sempre a dieta resolve. Muitas vezes é preciso corrigir algumas falhas do organismo com remédios e supri-lo com vitaminas. Faça isso e depois me conte. Espero ter ajudado! Abraços

      Excluir

Obrigada por comentar! Em breve, retornaremos! :-)

Siga no Google +

 
Copyright 2013 Mamães Vaidosas por Edi Mariano