segunda-feira, janeiro 28, 2013


Entenda melhor o que é ômega-6 e ômega-3

Nossa dieta é composta por alimentos que contém proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, oligoelementos e sais minerais. Em relação às gorduras existem aquelas de origem vegetal (óleos vegetais, castanhas) e as de origem animal (gordura da carne, ovos e dos leites). Algumas gorduras, especialmente as de origem vegetal, possuem moléculas muito grandes e com várias ligações químicas. São os chamados ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa. Vários estudos mostram que a ingestão apropriada desses ácidos graxos em quantidade e qualidade associa-se ao adequado crescimento, melhor desenvolvimento do cérebro e visual, prevenção de algumas alergias e de doenças cardiovasculares. Nosso organismo não consegue sintetizar alguns destes ácidos graxos e por isso é fundamental obte-los através da alimentação para que nosso metabolismo possa funcionar adequadamente. Existem dois grupos de ácidos graxos essenciais: ácidos graxos de cadeia longa da família ômega-6 (ácido linoléico) e da família ômega-3 (linolênico). O produto final do metabolismo dessas gorduras são o DHA (ômega-3) e ARA(ômega-6). 



Quais alimentos contém ômega-6 e ômega-3 ? 



Ômega-6: óleos vegetais (soja), sementes e nozes

Ômega-3: castanhas, peixes e linhaça 

Crianças menores de um ano (bebês) têm acelerado crescimento e desenvolvimento. Isso significa que há intensa multiplicação celular e amadurecimento dos sistemas, principalmente, do sistema nervoso central. A criança nasce com o cérebro bastante imaturo e com o passar dos meses, há modificações importantes na sua estrutura e funcionamento como a mielinização*. A mielina é uma “capa” de gordura que o neurônio recebe para que possa funcionar de forma adequada. Grande quantidade das gorduras dessa cobertura gordurosa é composta por ácidos graxos da família ômega-3. Por isso a criança deve receber quantidade adequada dessa gordura. O leite materno contém uma quantidade boa dessas gorduras já prontas ( DHA e ARA) para o bebê utilizar, a quantidade varia conforme a alimentação da mãe. Na alimentação complementar é importante oferecer para as crianças alimentos fonte dessas gorduras já prontas, como peixe de água fria (sardinha, arenque, salmão, truta), gorduras vegetais, entre outros. 

*Mielinização : a mielinização é um processo que acontece desde o período intrauterino e continua até os sete anos de idade, mas o seu pico ocorre até os dois anos. O cérebro nasce formado mas é imaturo, para funcionar de forma adequada os neurônios devem receber uma capa de gordura chamada “mielina” que é composta por diversos ácidos graxos, especialmente por DHA. Essa capa de gordura é como um isolante que permite que as informações passem de neurônio para neurônio sem interferência (encapamento de um fio). Para que a capa de mielina se forme de forma adequada é importante que a criança recebe uma alimentação balanceada e com oferta adequada de gorduras como ácidos graxos essenciais, DHA e ARA.
Fonte Dr Marcos Vasconcellos

Espero que ajude!
Beijos

27 comentários:

  1. Adorei saber mais sobre omega 3 e 6, agora ja sei qual alimento tenho que comer para absorver essas vitaminas

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    1. Thati, esse assunto é super importante, pra qualquer idade. Ter as vitaminas essenciais e indispensáveis para o nosso organismo, além de evitar muitas doenças, faz toda a diferença para a nossa velhice.
      Beijos

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    2. Isso mesmo Edi, alias alimentação saudavel é o caminho para nossa saude e bem estar

      Um beijao para vc ;)

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  2. Minha maãe me obriga a comer peixe por conta do omega 3... rs
    vou falar pra ela me obrigar a comer castanhas tbm. rrsrs

    MÃE É MÃE.. rs

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    1. Fany
      Ela está certíssima!
      Peixe é um alimento saudável, pobre em gorduras e muito saboroso!
      Beijos

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    2. é verdadeee.. eu não gostoo mto nãoo sabe..
      mas eu como bem ;] rs

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  3. Adorei o post!!!
    Agora entendi bem sobre omega 3 e 6!
    Bjs

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    1. Obrigada Jana!
      Fico feliz que tenha entendido e apreciado.
      Beijos

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    2. Uma ótima semana a vc minha lindona!!!
      Bjs

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  4. Então sou "ômegazada"kkkkkkkkkkkk, adoro castanha, nozes, LINHAÇA, peixe só frito ou assado, cozido só desce com tempero do dendê hmmmm com leite de coco! Deu água na boca hehehe

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    1. Ai que delícia Berta! Somos duas! Adoro tudo que citou :D
      Beijos

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  5. adoro seus post edi ,alias gosto muito destes tipos de post sou muito preocupada com a alimentação de casa =D

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    1. Obrigada Elaine :D
      Fico muito feliz!
      Beijos

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  6. Que interessante.
    Sempre escuto falar sombre esses tipo de ômega,mas nunca soube a diferença entre eles.
    Adorei saber!
    Bjs

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  7. Edi, meu marido fala que qdo eu engravidar, vou comer só peixes, mais especificamente, salmão e sardinhas, que se eu não me engano, tem a maior concentração de omega 3.
    Nós assistimos um ginecologista, falando q qdo a gestante com bastante fonte de omega 3, o QI da criança é superior até 70% das outras crianças.
    Acho que ele quer ter filhos nerds, kkkkkkk....

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    1. Nosso Deus! Nem eu sabia dessa kkkkkkkkkkkkkkk
      Pode comer peixe na gestação, desde que não seja cru, viu? rsrsrsrs
      Beijossss

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  8. JÁ SABIA DESTAS COISAS MAS, É SEMPRE BOM TER ALGUÉM PARA RESSALTAR! VEJO QUE MUITAS PESSOAS NÃO SABEM É IMPORTANTE A INFORMAÇÃO QUE VOCÊ NOS TRAZ!!!!!!

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    1. Obrigada Antonia. Alimentação correta é tudo para o nosso organismo. Beijão

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  9. Tô de olho nesse alimentos citados,vou procurar ingerir mais.Bjs!!!

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  10. Caraca quanta informação em um só espaço,vc está de parabéns,tem dicas sobre tudo e mais um pouco!

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Obrigada por comentar! Em breve, retornaremos! :-)

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