segunda-feira, janeiro 21, 2013


Lista de enxoval para Bebê - Parte I - Higiene

A partir de hoje, iniciarei uma série de postagens relacionadas ao enxoval do bebê. Como é uma lista extensa, dividirei por tópicos, com imagens meramente ilustrativas, ok?

Eu relacionei os produtos que considero indispensáveis, mas posso ter esquecido de algo que possa atender outras necessidades. Por favor, me corrijam se eu esquecer de algo, ok?


Enxoval - HIgiene - Edi Fortes




Higiene

Sabonete neutro (ex GH)
Shampoo neutro
Óleo Mineral (ex Nujol)
Garrafa térmica nova, para deixar a água morna (troca de fraldas)
Suporte para fralda, algodão, gaze e cotonetes
Alcool 70% para limpeza do umbigo
Compressas de gaze para curativos no umbigo
Termometro 
Algodão 
Cotonetes
Pomada para prevenir e tratar assaduras
Fralda descartável
Fralda de pano ou toalhinhas
Fraldinha de boca ou babinhas/toalhinhas
Trocador para fraldas
Toalha de banho com capuz
Toalha de fralda grande
Pente e escovinha 
Cortador ou tesourinha de pontas arredondadas
Banheira
Saboneteira
Suporte para a banheira
Lixeira


* Não recomendo lenço umedecido na lista, pois no início ele é proibido pelos pediatras. Pode ocasionar sérias alergias e risco de assaduras graves.

* O mecônio, ou seja, o primeiro cocô de bebê, lembra graxa. Isso mesmo, graxa. Ele é composto de líquido amniótico, muco, lanugo (pêlo fino que cobre o corpo do bebê), bile e células que se soltaram da pele e do trato intestinal. O mecônio é espesso, esverdeado, escuro e pegajoso. Sendo assim, na hora da higiene requer cuidados redobrados e muita paciência. O ideal é limpar somente com água morna e algodão. Sempre de baixo pra cima.  Se o bebê for do sexo feminino, mais cuidado ainda. Se necessário, utilize o óleo mineral, para a completa remoção do mecônio.

* Também dispensei o condicionador. O bebê precisa somente de um bom sabonete neutro e um shampoo, também neutro.

* Para a higiene do umbigo, umedecer a ponta do cotonete com o álcool 70% e limpar cuidadosamente. Nunca, jamais, virar o álcool ou encharcar algodão ou gaze e colocar em contato com a pele da criança. Pode virar um queimadura e não queremos isso!!!!! A gaze servirá para o curativo. Dobre a gaze em duas partes e enrole cuidadosamente, finalizando com um leve nó, cortando as pontinhas antes para que fique mais fácil. A fita adesiva pode ferir a pele sensível do bebê. Então eu também dispenso.


* No mercado, encontramos vários modelos de banheira, inclusive com encosto antiderrapante e que encaixam o corpinho do bebê, evitando acidentes, principalmente para as mamães de primeira viagem.

* Não confio em termômetros para banheira, então se quiser tirar a temperatura da água, faça o teste usual colocando o seu braço até o cotovelo, confiando na sua sensibilidade e se quiser tirar a teima, coloque a ponta de um termômetro de mercúrio, que embora antigo, são os mais confiáveis.


* Na hora do banho, procure deixar o ambiente tranquilo e cuidado com janelas e correntes de ar. Coloque a toalha de fralda dentro da toalha de algodão, para que absorva a água secando o bebê com maior agilidade para em seguida o vestir, mantendo a sua temperatura quentinha. Nas dobrinhas, cuidados redobrados. Nas voltinhas das orelhas, dedinhos e axilas, confira e se preciso, use um cotonete para deixar tudo bem sequinho. 

* Se preciso, use o óleo mineral para limpar as dobrinhas. Embebede a ponta do cotonete e faça movimentos suaves, evitando lesões na pele do pequenino.

* Quando precisar cortar a unha, faça em ambiente claro. Não delegue a ninguém. Somente a mãe para ter o cuidado necessário nesse momento. Cuidado para não deixar pontinhas e ele se arranhar todo parecendo que brigou com um gato. Esse tipo de arranhão costuma deixar o local com ardência.

* Antes de tirar a roupinha do bebê para o banho, confira se todos os itens estão próximos, para evitar acidentes. O mesmo vale no momento de trocar as fraldas.


* Tenha sempre perto uma babinha ou uma fraldinha de pano. Ele pode golfar a qualquer momento. Super normal.

* Se optar por uma lixeira, revista com um saco descartável e troque constantemente evitando odores e contaminação no ambiente do bebê.


Bem, se eu lembrar de algo mais, incluirei aqui.
Se tiverem dúvidas ou sugestões, comentem!
Espero ajudar!
Beijos

44 comentários:

  1. Adorei a ideia, vai ser muito interessante acompanhar.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Animei mais ainda :D
      Beijosssss

      Excluir
    2. Se anime mesmo, pois eu me animei para ver tbm.
      Bjs

      Excluir
  2. Já passei dessa fase! Mas é sempre bom aprender! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que bacana o post amiga!!!
    Muito legal a lista de Higiene!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jana. Fiz com o maior carinho! Beijos

      Excluir
    2. Vc sempre faz tudo aqui com o maior carinho!
      Obrigada por tudo amiga!
      Bjs

      Excluir
    3. Puxa, como é bom ler isso! Muito obrigada mesmo, Jana. Isso me incentiva muito. Beijos

      Excluir
  4. Edi vc é um anjo na minha vidaaaaa!!! Já vi vários posts com esse assunto na net , todos com coisas absurdas que eu nem sei pra que serve!!
    Suas dicas foram as melhores que vi até agora , coisas simples e práticas!!!
    Obrigadaaaa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adri, fiz pensando em você, demaissssss! Espero que ajude e se tiver dúvidas, me envia por e-mail que incluo edi.fortes@gmail.com.
      Beijossss

      Excluir
    2. Eu tenho muitassss duvidas sobre como cuidar do umbigo!!!! Obrigada Edi!!! Bjs

      Excluir
    3. Adri, quando meu filho nasceu, eu não aceitei ajuda de ninguém. Quis aprender e fazer tudo sozinha. Fácil não é, mas não é impossível! Cuidei do umbigo sozinha, dei conta e ficou lindo :D
      Todo santo dia, eu pegava o cotonete, umedecia no alcool 70% e passava somente no corte, sabe? Onde tiram o cordão. Não deixava encostar na pele pra não queimar. Logo depois eu abria a gaze e dobrava em duas. Cortava a ponta em duas também, sabe como? Tipo ao meio? Depois eu ia enrolando no umbiguinho, bem devagar e no final dava um nó levinho. Colocava a fralda com cuidado pra não tirar o curativo e pronto. Na hora do banho, cuidava pra não molhar e custar a cicatrizar. Deu tudo certo. Você pode passar um plástico filme no curativo na hora do banho, sabe? E olha, não passe mais nada. A cicatrização é rápida e o bebê não sente dor. Se passar outras coisas, o risco é outro. Espero ter ajudado. Fica fria que quando ela nascer, você vai receber uma carga de zilhões de conhecimentos automaticamente e vai parecer que nasceu sabendo tudo! Beijos

      Excluir
    4. Obrigada Edi, é que já me falaram tantas coisas que acaba parecendo que é a coisa mais difícil do mundo de se fazer!! Vou fazer exatamente como vc falou , vou cuidar dela sozinha , pois quando nasce um bebe nasce tb uma mãe né!!!
      Ha, mais qualquer coisa eu peço ajuda pra tia Edi...rsrsrs
      Beijos

      Excluir
    5. Exatamente Adri! Não é bicho de sete cabeças e não existe nada além do que disse. Aprendi com a minha obstetra que foi a minha mestra e deu tudo certo :D
      Não caia no papo das antigas porque os tempos são outros e você tem que assumir o seu papel de mãe e ser feliz! Comande a sua vida e faça o que o seu coração mandar porque mãe não se engana. Sabemos o que fazemos sim!
      Já nasceu a mãe, olha ela carregando o seu anjinho aí! Beijos

      Excluir
  5. Minha prima está grávida e um amiga minha também, vou repassar todas essas dicas, elas são muito importantes! Vc é uma mãe e blogueira muito especial por compartilhar suas experiências conosco, bj te adorooooooo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bertinhaaaaa, puxa vida, fico muito feliz! Super beijosssss

      Excluir
    2. =) obrigada amiga, super beijo pra vc tb!

      Excluir
  6. Edi adorei as dicas, meu bebezinho ja esta grandinho mas qdo ele nasceu limpava o umbigo da mesma forma que vc explicou!
    O umbigo caiu em 5 ou 6 dias (nao lembro), ficou sequinho e agora esta bonitinho!
    Uma coisa que aprendi quando meu primeiro filho nasceu fou que, ao dar banho, tomar muito cuidado para nao entrar agua no ouvido, no hospital me ensinaram a segurar o bebe colocando a mao no pescoco e com o dedo do meio (o maior), tampar o ouvido do bebe, dessa forma mesmo que caia agua no outro ouvido (que esta destampado) a agua nao entra....achei super importante!
    Bom, nao sei se eh verdade mas pelo menos meus filhos nao tiveram problema no ouvido, eh melhor prevenir ne....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, você disse tudo! Eu havia esquecido dessa dica, muito bem lembrado, Dani :D
      Eu fiz isso também!
      Fico feliz que você concorde comigo :P
      Beijossss

      Excluir
  7. adorei as dicas Edi como mamãe de 1 viagem fiquei totalmente perdida e fiz tudo isso por extino rsrs A listinha está ótima procurei tanto na net na época mas não achei nd tão completinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Elaine!
      Amiga, nosso instinto materno não falha, não é mesmo?
      Beijos

      Excluir
    2. Verdade Edi ficamos atrapalhadas é verdade mas sabemos o que fazer. Mas umas dicas ajudam né rsrs bjs

      Excluir
    3. No final, sempre vencemos :D
      Beijos

      Excluir


  8. Ai que saudades de nene, aquele cheirinho gostoso, o sorriso, a gargalhada é uma maravilha.
    Bjosssss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eheheheheh, somos duas :D
      Quero meu bebezinho bem bebezinho novamente rs
      Beijos

      Excluir
    2. É fácil, o Eduardinho não tá pedindo??Arruma uma irmãzinha para ele.
      Eu tenho que esperar os netinhos...rs.
      Bjos.

      Excluir
    3. Menina, ele não quer não.... rsrsrs
      Acha que vai perder o lugar dele. Na realidade acho que não entende bem o que acontece rsrsrs
      Pede netinhos pra filhona! :D
      Já pensou que fofura?
      Beijossss

      Excluir
  9. Adorei as futuras mamaes aprendem tudo direitinho, um dia vamos precisar de tudo isso ;)

    Um beijao Edi

    ResponderExcluir
  10. Que idéia maraaaa! Já salvei este post na minga pastinha de dicas de baby!!!! Arrasou!
    Puts, por isso que eu adoro este blog. Além de divertido, tantas informações uteis!
    Ainda não tenho filhos, mas já guardo td que sei que irei usar futuramente.
    Obrigada, Edi, vc arrasa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nat! Fico muito feliz! Super beijosssss

      Excluir
  11. Com todas essas dicas de ouro que você dá, eu vou ser NO MÍNIMO
    uma mãe exemplar.. rsrs

    Adoro as dicas e adorei saber direitinho oq tem que ser feito, e comprado ;]

    meus futuros filhos, agradecem.. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ser, viu? kkkkkkkkkkkk
      Quando engravidamos, aprendemos tudo rapidinho. O instinto age... rs
      Beijossss

      Excluir
    2. Aooown.. entaoo eu sereiiii .. assim espero.. rsrs

      bjoooooooos

      Excluir
  12. OHHHH FASE GOSTOSA,QUE SAUDADE GRANDE!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Não sabia que não podia usar lenço umidecido,já to ficando craque no assunto com suas dicas!!!Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alyne, fico feliz em ajudar! Super motivador; Beijos

      Excluir
  14. Oi Edi por gentileza podemos limpar o bebe com gase e soro?
    Desses de farmácia.
    Pois creio que de para levar na bolça, uma garrafinha.
    Estou com 8 meses.de gestação e gostei muito de suas dicas.
    Parabéns.
    Bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida!
      Eu higienizava com algodão e água morna, seguramente!
      Gase pode ferir a pele!
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar! Em breve, retornaremos! :-)

 
Copyright 2013 Mamães Vaidosas por Edi Mariano