sexta-feira, janeiro 18, 2013


Qual é a diferença entre Prebióticos e Probióticos?

PREbióticos:

Tipo de fibra não digerível que serve de alimento para as bactérias benéficas normalmente presentes no colon (intestino grosso) estimulando o seu crescimento.

Benefícios: 
Essas fibras podem melhorar a saúde intestinal, a função imunológica, o metabolismo de glicose, a absorção de gorduras, cálcio, ferro e a consistência das fezes. Os mais conhecidos são a inulina e a oligofrutose..

Fontes: 
Alimentos que normalmente são fonte de prebióticos: grãos integrais (especialmente aveia), linhaça, cevada, baga, frutas em geral, legumes, cebola e alho.

O leite materno contém naturalmente uma quantidade significativa e muito variada de prebióticos chamados oligossacarídeos.

PRObióticos:

São microorganismos vivos (bactérias e fungos) que estão presentes em alguns alimentos e medicamentos comuns ao nosso dia a dia. Quando consumidos em quantidades adequadas esse microorganismos conseguem sobreviver à digestão e acidez gástrica, chegando vivos ao intestino grosso (cólon) onde se instalam e modificam a microbiota (Flora intestinal ) , trazendo benefícios à saúde do hospedeiro.
A microbiota intestinal é um conjunto de diferentes espécies de bactérias que normalmente          habitam e protegem nosso intestino. Uma microbiota saudável tem mais de 1.000 espécies diferentes de bactérias, com predomínio dos lactobacilos e bifidobactérias (probioticos).

Benefícios: 
Formação de uma microbiota com predomínio de bactérias protetoras como bifidobactérias e lactobacilos. A instalação de bactérias protetoras protege o intestino contra agentes e microorganismos agressores;
Melhora da digestão de lactose;
Influenciam na imunidade em curto e longo prazo;
Protegem contra infecções intestinais, como diarréias.

Fontes:
Uma fonte importante de probióticos é o leite materno. Hoje, por meio de estudos avançados, sabe-se que a mãe passa para o seu bebê uma série de bactérias que ajudam na formação das defesas do intestino e do amadurecimento da imunidade.
Alguns alimentos para bebês indicados para a faixa etária;
Alguns cereais infantis fortificados;
Iogurtes e leite fermentados
Alguns queijos
Medicamentos: cápsulas ou saches
Além dos benefícios já conhecidos o uso de probióticos também tem sido estudado para:
Tratamento da diarréia aguda
Prevenção da diarréia associada ao uso de antibiótico
Diarréia em crianças hospitalizadas
Enterocolite necrozante (infecção grave que atinge recém-nascidos prematuros internados)
Prevenção de doenças alérgicas
Prevenção de infecções respiratórias
Prevenção de infecção por H.pylori (bactéria relacionada à úlcera gástrica)
Constipação
  
Prebióticos = Fibras alimentares
Probióticos = Bactérias benéficas

Fonte Dr Marcos Vasconcellos

40 comentários:

  1. Caramba! Não tinha a menor ideia dessa diferença!
    Adorei!
    bjão minha linda!

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  2. Bom saber eu não sabia, muito legal ;)

    beijos Edi

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    1. Bacana, né Thati? Sua linda!!! Ótimo final de semana <3
      Beijosssss

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    2. Legal sempre aprendendo :) Otimo findi para vc tambem Edi

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    3. Que bom, Thati! Ótima semana! Beijocas

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  3. Muito legal saber a diferença entre eles, já tinha escutado os nomes mas não sabia a definição e as diferenças.

    Bjs

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    1. Que bom que agora descobriu! Beijossss

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    2. Sempre aprendo várias coisas aqui com vc... muito interessante.
      Bjs

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  4. Adorei saber disso! Gosto de informações do corpo humano, faz mais amiga bjsss

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    1. Opa! Que ótimo! Pode deixar, Bertinha :D
      Beijocas

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  5. Muito bom saber a diferença, eu não sabia!
    Bjs

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  6. Que legal, nao sabia da diferenca!!!
    bjos

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  7. VC NOS DEIXANDO INFORMADAS SEMPREE!!!!!!

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  8. Nunca tinha parado pra pensar nessa diferença, super interessante , e melhor ainda é que as 2 são boas né Edi!?

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    1. Isso mesmo, Dri. As duas beneficiam a nossa saúde. Beijos

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  9. Amo esses posts explicativos com informações importantes pra nossa saúde.
    E adorei saber a diferença entre os dois, pois confunde muito não é!

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    1. Bacana, né Jane?
      Que bom que ajudei!
      Beijossss

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  10. não tinha idéia dessa diferença ótimas dicas Edi bjs

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  11. Menina, que post ótimo, eu não sabia.
    Bjos.

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    1. Jura? Que bom que ajudei! Fico feliz! Beijosssss

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  12. Ótimo post! Informação é sempre bem-vinda. Bjs

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  13. Falando em leite materno: minha sobrinha está com 4 meses e só se alimentava com leite materno, mas não estava ganhando peso (estava muito abaixo do normal), então foi introduzido o leite Nan (por recomendação do pediatra), em 18 dias ela ganhou 900gr. Ou seja, nem sempre só o leite materno é suficiente. Mas tem que fazer acompanhamento com o médico e ficar de olho no desenvolvimento do bebê. Bjs

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    1. Nossa Lu. Tadinha. Mas graças a Deus, tudo normalizou né? E a mãezinha dela fez exames para conferir se não está anêmica? Com Nan engorda rapidinho mesmo, mas como você disse, só com orientação médica. Agora ela está bem fortinha né? Deus abençoe!
      Beijos

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    2. Ela tá uma fofa, e agora tá tudo bem, a minha irmã estava levando ao pediatra a cada 15 dias, e sofreu bastante por ter que introduzir a fórmula, pois ela têm bastante leite. Finalmente, aos 4 meses, ela saiu das roupinhas RN...hehehe. Bjs

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    3. Nossa, que benção, Lu. Fico muito feliz com a notícia. A sua irmã está bem?
      Beijos

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  14. Benefiicio é oq não falta...
    É sempre bom aprender um pouco maais :)

    Bjssss lindezaaaaa

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  15. Showw, eu nem imaginava essas diferenças.
    Bjosssss!!!

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  16. Só conhecia o probiotico,bom saber a diferença!!!

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