terça-feira, maio 07, 2013


A caótica missa de Beatificação de Nhá Chica

O que era para ser um encontro de fé e religiosidade, tornou-se numa disputa política e de poder. De um lado os bem assistidos: governantes, autoridades locais, membros da igreja e artistas. Do outro, a população, que movimenta a fé, a política e o poder. Os bem assistidos, com todo o conforto e status possível. A população, "literalmente" jogada num terreno desnivelado e sem assistência alguma. Os telões beneficiavam poucos. O calor escaldante, derrubava idosos e crianças, que eram retirados pelas ambulâncias e tinham por encerrado, o que era para ser, um evento marcante em suas vidas.

A missa de beatificação de Nhá Chica não poderia ter sido mais frustante e vergonhosa. Eu tive a oportunidade ou a infelicidade, de conferir pessoalmente, o que realmente nos tornamos para os nossos governantes: nada mais que entulho, num terreno sem estrutura e sem dignidade.

O evento foi desastroso do início ao fim. A começar pelo acesso principal, que foi bloqueado para proteger as autoridades. Os acessos secundários eram confusos e caóticos. Colocaram tanta gente "para organizar o evento", que ele ficou totalmente desorganizado. Investiram em pulseiras de identificação, exatamente iguais, para todos. Até agora me pergunto o por quê, das tais pulseiras (?????). O dinheiro que gastaram com as tais, poderia ter sido investido num local decente e apropriado. E o dinheiro investido no pagamento dos organizadores, poderia ter sido investido para o conforto e bem estar do povo, aqueles que, realmente fazem acontecer esse tipo de evento. 

Ali estavam presentes, fiéis do mundo todo, com um único propósito. Fazer parte de uma cerimônia histórica, para prestigiar uma "santa" e carregar isso pelo resto de sua vida. Mas a única coisa que realmente carregaram, foram os seus banquinhos, pois não disponibilizaram cadeiras ou nada parecido para as pessoas terem o mínimo de conforto e dignidade. Entendo perfeitamente que a cidade não tem estrutura, mas quem investiu, com certeza tem. Poderiam ter deslocado o evento para um local apropriado, que acolhesse a multidão de fiéis e não que os deixasse jogados, para terem o desprazer, de "cozinhar" no sol e ficarem em pé, durante horas, praticamente impossibilitados de assistir a cerimônia.

Como esperado, não consegui ficar muito tempo no local. Fui expulsa pelo sol escaldante, pela poeira do terreno, pela total falta de visibilidade do evento e pelo som vago e disperso, pela distância que me encontrava.

Todos ao meu redor, seja na cidade do evento ou pelo caminho, tinham a mesmo pensamento que eu: desrespeito e desigualdade. Ouvi isso da boca de padres, de cristãos, de pessoas de todos os níveis e classes sociais. O que era para ser a união de povo de fé, tornou-se num evento de revolta, desprezo, desrespeito e humilhação.

Agora eu me pergunto, até onde vai a nossa fé? Não questiono a fé em Deus, mas a fé de um povo que, tratado dessa forma, vai votar em 2014!

16 comentários:

  1. Nossa Edir, lendo seu relato dá a perfeita sensação de desconforto, indignação dos fiéis! Revolatante mesmo fazer de um ato de fé um evento político.
    bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verinha, pura frustração. Desrespeito com a Santa. Todo mundo saiu de lá com raiva. Já pensou ter esse sentimento num evento religioso? Não dá, né?
      Beijos

      Excluir
    2. A ganância dos políticos é ultrajante!!
      Bjos.

      Excluir
    3. São miseráveis. Malditooooossss

      Excluir
  2. Que pena! Com certeza a Nhá Chica não deveria passar isso! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Lu, muito triste. No outro dia fui até a igreja que ela construiu e pedi perdão pelo que presenciei no dia anterior.
      Ela não merece isso. Ninguém merece. Coitado dos pobrezinhos que viajaram o dia todo num ônibus e cozinharam no sol, desmaiaram. Muito triste. O terreno era abandonado, cheio de lixo, mato, horrível. A cena mais deprimente que já presenciei na vida.
      Beijos

      Excluir
    2. A qui em SC nós temos a Santa Paulina,em Nova Trento, o santuário é um lugar com uma energia muito forte, se um dia você tiver oportunidade vale a pena conhcer. Bjs

      Excluir
    3. Que lindo, Lu. Obrigada pela dica! Com certeza, um dia conhecerei :D
      Beijossss

      Excluir
  3. Que triste esta situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demais, Jo :-(
      Pra chorar mesmo.
      Beijos

      Excluir
  4. Que horror!!!!!!!
    Imagino sua decepcao! :(

    ResponderExcluir
  5. Nosso Papa Franscisco esta revendo este tipo de coisa na Igreja, espero realmente que a Igreja Catolica volte a ser do povo

    ResponderExcluir
  6. quero participa como eu faco?

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Em breve, retornaremos! :-)

Siga no Google +

 
Copyright 2013 Mamães Vaidosas por Edi Mariano