terça-feira, junho 25, 2013


Oleosidade - pele e cabelos oleosos - Como tratar?

Nós brasileiras, sofremos de um mal característico do nosso país tropical - a oleosidade da pele e dos  cabelos. Ainda sim, outros fatores podem acarretar a oleosidade, que são: herança genética, alterações hormonais, higiene incorreta, estresse e alimentação inadequada.

As principais características de pele oleosa são: brilho excessivo, poros dilatados e tendência à cravos e espinhas. Passar maquiagem numa pele oleosa, que não recebe o tratamento adequado, é sinônimo de maquiagem derretida e borrada.

Mas, afinal, como tratar?

Time de peso para o controle da oleosidade


Os principais passos para o tratamento adequado da pele oleosa são:

- Higiene

Fazer uso de sabonetes específicos para pele oleosa e acneica. Dê preferência por sabonetes que contenham ácido salicílico ou outros alfa-hidroxiácidos, em sua composição.
Os agentes devem estimular a renovação celular e limpeza de pele em excesso pode causar o efeito contrário, causando maior produção de gordura na pele.
O rosto deve ser lavado no máximo 3 vezes ao dia, fazendo uso de água fria. A água quente estimula a produção de sebo, caracterizando maior oleosidade na pele.

A esfoliação leve pode ajudar a remover células mortas e resíduos de maquiagem e cremes, diminuindo a oleosidade da pele. Mas, o uso de produtos muito abrasivos pode estimular a produção de sebo e irritar a pele, aumentando a oleosidade da pele e o aparecimento de espinhas.

- Tonificação

Após a limpeza de pele, o uso de loção ou tônico adstringente torna-se indispensável. Eles servem para fechar os poros, equilibrar o pH, acalmar e refrescar a pele. Não faça uso de produtos com álcool em sua composição, para evitar a sensibilização e irritação da pele.

- Hidratação

A pele oleosa exige hidratação. Caso não a receba, o organismo age em sua defesa, estimulando maior produção de gordura para manter a pele hidratada. O organismo entende dessa forma, então, faça uso de um bom e potente hidratante. Dê preferência por hidratantes leves, nas versões: sérum, loção, emulsão ou gel e que seja oil free e não-comodogênico. Hoje, temos a opção de hidratantes com ácido salicílico, que tratam e previnem acnes/cravos/espinhas.  Se puder, invista também na água termal. Ela é uma excelente opção para manter a hidratação da pele e controlar a oleosidade.

- Filtro Solar

Indispensável para qualquer tipo de pele. Opte pelo filtro solar antioleosidade e antiumidade, que além de oil free, controla e reduz o brilho e a oleosidade da pele. Quem sofre com espinhas, não pode nem pensar em sair de casa sem filtro solar. Ele evita que as espinhas deixem manchas escuras no rosto.

- Maquiagem

Evite o uso excessivo de maquiagem. O correto é usar uma quantidade mínima no dia a dia. Deixe as super produções para situações que realmente não as dispensam, como festas ou um final de semana agitado.
Alguns dermatologistas recomendam produtos com efeito matificado, mas não podemos esquecer que, quem tem a pele madura e com marcas, tem que moderar em bases com efeito matificado e excesso de pó. Os corretivos também têm duas caras. Ao mesmo tempo que camuflam uma mancha, destacam uma ruga. 

O ideal é usar um hidratante com filtro solar e deixar a pele limpa e fresca.

Quem faz tratamento com ácidos, precisa fazer acompanhamento dermatológico para evitar manchas na pele, principalmente pelos princípios ativos dos cremes e produtos que faz uso. Alguns produtos não "se combinam" e podem ter efeito "rebote".

E o principal: Água, hidratar-se de dentro pra fora, sempre!

E os cabelos? Como tratar cabelos oleosos?

As causas, para quem sofre oleosidade nos cabelos, são essencialmente as mesmas de quem sofre com oleosidade na pele. Normalmente, quem tem a pele oleosa, tem no mínimo a raiz do cabelo igual.

Cuidando das madeixas



Além da oleosidade, o incômodo aspecto de cabelo sujo e a caspa, a mulher tem maior propensão ao enfraquecimento dos fios e consequentemente à queda de cabelos.

Como tratar?

A chave de tudo é a limpeza. O excesso de produtos, cabelos mal lavados ou enxaguados, excesso de químicas, gel fixador, água ou secador quente, estimulam a produção de sebo na raiz dos cabelos. O cuidado crucial deve se dar no ato da lavagem dos fios e principalmente, da raiz. A fim de desobstruir possíveis partículas de gordura e sujeira acumuladas no folículo piloso, mas de forma que a lavagem propicie a correta nutrição do bulbo capilar, prevenindo a queda e não agredindo à estrutura dos fiosPara tal, os cuidados com a lavagem correta dos cabelos, basicamente, são:

- Lavar os cabelos com água morna pra fria. A água quente estimula a produção de sebo, então, se puder evitá-la, o faça.

- Tenha em casa: shampoo antirresíduos ou adstringente, shampoo com pH neutro e shampoo hidratante. Reveze os produtos na ordem apresentada, ou seja : antirresíduos/neutro/hidratante. No mercado encontramos algumas opções de produtos esfoliantes/peeling, específicos para o couro cabeludo. Pode ser uma boa alternativa, se estiver ao seu alcance. 

* Shampoo a base de menta, chá verde e limão, são excepcionais para tratar e controlar a oleosidade dos fios.

- Hidratar e Condicionar - Nunca, repito, nunca faça uso de cremes, hidratantes e condicionadores na raiz dos cabelos. Use a partir do comprimento dos fios, passando longe da raiz. Se tem o costume de fazer uso de óleo reparador, passe a usar as versões em sérum. Eles são tão eficientes quanto e reduzem infinitamente, o risco de cabelos oleosos e pesados. 

* Invista em cremes finalizadores que possuam fator de proteção solar, protegendo os fios da descoloração, ressecamento na extensão e perda de nutrientes, ocasionados pelo sol.

Bem, espero que ajude!

Beijos

36 comentários:

  1. Usava muito o shampoo da Farmaervas, amava!!!!!!!!! s2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? Que legal Dani :-)
      Bom saber!
      Beijossss

      Excluir
    2. infelizmente nunca encontrei por aqui, mas esse eu indico!!!!!!!!!!

      Excluir
    3. Hummmm, vou procurar e testar!
      Beijos

      Excluir
  2. Adooreiii mãezoonaaaaaaaaaa, preciso dessas coisas todas, rs

    bjossssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eheheheh, todas nós precisamos.
      Beijos

      Excluir
  3. Ediii eu amo roc oil control, uso o 70

    Tambem sou doida para testar periccone para os poros dilatados meu sonho

    E pharmaervas é otima! eu usoo e adoro, mais quero a linha do Paul michell que eu adoro essa marca e dizem ser otimo!!

    Edi tem um produto da skinceauticals para a oleosidade que eu estou querendo tambem

    Um beijao enorme adorei a postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thati, quanta coisa bacana, né?
      Minha pele está assim agora, por isso aproveitei e fiz o post.
      Paul Mitchell é nota 10! Uso e adoro <3
      Estou procurando novos produtos para oleosidade e o que conseguir, posto aqui!
      Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  4. Adorei o post, principalmente do cabelos oleosos. As vezes os meus ficam rebeldes que só eles, nada aceitam.Com a entrada do inverno a minha pele se ressentiu muito,tá muito seca e minha alergia veio com tudo ,´parei com os cremes, só tô usando pomadas.
    Bjossss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verinha, pode investir em água termal e num bom serum para hidratar a pele. Você tem algum?

      Beijos

      Excluir
    2. Não, tô passando pomada para alergia várias vezes ao dia, agora tá bem melhor e minha rinite tá indomável.A base de Loratadina, soro, tá horrível, mas as vezes tenho essas crises de frescura (alérgia )kkkkkkkkk,
      Bjossssss.

      Excluir
    3. Own coitada. Melhoras. Sei bem o que é alergia. Eu resolvi com produtos naturais da Weleda. Conhece?
      Beijos

      Excluir
  5. Muito bom!
    Olha, eu não tenho cabelos oleosos, mas meu marido tem e são dicas valiosas!

    Bom diaaaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudou, Jane.
      Fico feliz!!!!
      Compre shampoo de menta, chá verde ou os cítricos, que são nota 10!
      Beijos

      Excluir
  6. Não tem nada mais nojento do que uma pele oleosa, a minha era, principalmente na adolescência , depois que aprendi a cuidar , virou outra , vale super a pena investir em produtos de boa qualidade,eu não me arrependo de nenhum centavo gasto!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você voltooooouuuuuuuu? Conte tudooo! Que saudades de você! E a princesa? Como estão?
      Beijossss

      Excluir
    2. Estamos bem Edi,Graças a Deus,minha vida está começando a querer voltar ao normal...quando me falavam que ser mãe era padecer no paraíso eu não acreditava!!!
      Mais tem que padecer com fome,sem tomar banho,toda descabelada??kkkk
      Estou amando essa vida maluca , cada sorriso dela vale todo o esforço!!
      Estava com saudades de vc tb!!

      Excluir
    3. Adri, isso é só o começo. Eu padeci fedorenta, com cheiro de leite azedo, faminta, descabelada e a própria zumbi morta viva kkkkkkkk...
      Ela dorme bem? Você está amamentando?
      Beijos

      Excluir
    4. Ela dorme super bem, com 1 mês já dormia a noite toda , fico até apreensiva se devo acordá-la pra mamar. Ela mama no peito sim, confesso que está sendo um pouco difícil pra mim, pois a pega dela está errada e eu não consigo fazer ela acertar de jeito nenhum, meu peito está todo machucado, chegou a sair pus, sangue, estou até com suspeita de mastite, hj mesmo vou ao médico para ver isso. Não quero parar de amamentar , vou amamentar até o dia em que eu desmaiar de dor...rsrsrs

      Excluir
    5. Tadinha, Driiiii.... Por favor, me mantenha informada. Deus ajude que você supere e consiga amamentar. Você tem a Lansinoh? O que usou no seio?
      Beijos

      Excluir
  7. Que beleza de post amiga.
    Tenho a pele oleosa e a raiz do cabelo, que tortura né?
    Com a pele tenho adotado essas dicas que vc falou, mas quanto ao cabelo o meu grande problema no momento é o secado que uso toda semana e estresse, a coisa ta feia,rsrs.
    Bjãoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, fique calma, na medida do possível, amiga.
      Se está usando o secador em excesso, precisa de um protetor térmico. Você já olhou um?
      Beijos

      Excluir
  8. Sofro muito com esse problema, tenho que lavar os cabelos godos os dias pq nao aguento a oleosidade!
    Tenho que comecar a cuidar melhor pra tentar evitar esse problema, gostei das dicas, vou tentar colocar em pratica!
    Bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laurinha, tem que lavar diariamente mesmo. Está certíssima. Eu também não suporto oleosidade. Por favor, cuide-se enquanto jovem. Beijossss

      Excluir
  9. Tenho cabelos e pele oleosos, produtos minimizam, mas até hoje não resolveram o problema. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então toca aqui \0.
      A base da bareMinerals foi muito boa nesse sentido. Sabe que não consigo nem fazer resenhas de outras agora? Estou odiando base líquida. rs
      Beijos

      Excluir
  10. Aina hoje eu usei, adoro aqueles pozinhos! Bjs

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post mas é td muito caro né? ai fica dificil poder comprar e utilizar esses produtos sempre :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, tem para todos os bolsos, linda! Não precisa comprar importado. Temos produtos no mercado, que atendem e resolvem!
      Beijos

      Excluir
  12. Uso só na raiz meu cabelo é super temperamental, mas olha limpa super bem e deixa uma sensação ótima .

    ResponderExcluir
  13. Gostei do post com as dicas amiga!
    Ainda bem que tenho a pele e cabelo normais a seco!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que coisa rara de se ver, Jana! Então você abusa de hidratantes né?
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar! Em breve, retornaremos! :-)

Siga no Google +

 
Copyright 2013 Mamães Vaidosas por Edi Mariano