segunda-feira, agosto 26, 2013


Dietas Especiais



Hoje o que eu mais vejo por aí, são pessoas fazendo "dieta" e que acabam entrando na "onda" de terceiros sem saber se a dieta que estão fazendo será benéfica ou prejudical para a saúde. Já sabemos que dietas rigorosas ou radicais não funcionam. Aliás, funcionam durante o período em que você está de dieta mas depois o peso volta com tudo e pode até dobrar. O efeito rebote não perdoa e o cérebro entende que se você perdeu muito rápido, tem que recuperar da mesma forma para estabilizar o seu organismo e não adoecer. Outro tipo de dieta que as pessoas (malucas) procuram é a base de medicamentos para emagrecer rápido, sem parar de comer. Agora perguntem se elas pensam nos efeitos colaterais, reações e nos demais problemas que um remédio errado pode ocasionar para o organismo? Para elas o que mais importa é o número da calça e não o que come, o que ingere. Por isso, imploro para vocês, que antes de iniciar uma dieta, procurem o seu médico para que ele peça exames e faça o acompanhamento. Não adianta consultar apenas uma nutricionista sem saber passar por uma avaliação minuciosa para saber como estão as taxas de açúcar, colesterol, hormônios e outros fatores que podem influenciar o ganho ou perda de peso. Outro fator importante e quem tem pesado muito na nossa alimentacão, são as restrições ao açúcar, gordura, glúten e lactose. Muitas pessoas apresentam intolerância e não sabem, o que pode desencadear uma série de doenças que podem ser controladas, pela simples restrição na dieta, ou seja, a retirada do alimento que nos compromete.

Breve descrição das dietas

Dieta sem Glúten

O glúten é a principal proteína presente no Trigo, Aveia, Centeio, Cevada e Malte, cereais amplamente utilizados na composição de alimentos e bebidas industrializados.

São chamados de celíacos as pessoas que possuem intolerância permanente ao glúten.

Nos celíacos o glúten agride e danifica as vilosidades do intestino delgado e prejudica a absorção dos alimentos, por isso o tratamento da doença celíaca consiste em uma dieta totalmente isenta de glúten.

Dieta sem Lactose

A lactose é um dos componentes do leite, sendo classificada como um tipo de açúcar.

A intolerância a lactose ocorre quando o organismo deixa de produzir a lactase, enzima responsável pela digestão da lactose. Sem esta enzima, a lactose consumida acaba fermentando o intestino grosso, resultando na produção de gases e ácido lático.

Muitos bebezinhos sofrem com a intolerância a lactose :-(

Dieta Sem Adição de Açúcar (Diet)

Produtos diet são aqueles nos quais há a eliminação de um ou mais ingredientes da fórmula original. 

Pessoas com diabetes devem manter uma dieta com restrição ao açúcar porque seu organismo possui pouca ou nenhuma produção de insulina.

A insulina é um hormônio produzido no pâncreas que tem a função de levar a glicose do sangue para as células. A glicose é um tipo de açúcar que surge durante a digestão dos alimentos; após ser absorvida pelas células, a glicose é transformada em energia para nosso corpo.

No caso dos diabéticos a glicose não se transforma em combustível para o organismo, ela acaba indo direto para a urina ou então fica no sangue, aumentando a glicemia (concentração de glicose).


Dieta Light

Produtos light são aqueles que apresentam redução de no mínimo 25% de algum nutriente (açúcares, gorduras, proteínas ou caloria) quando comparado a um produto tradicional.

Ainda falando em dieta, temos:

Dieta Kosher

A palavra KOSHER, deriva de kasher, que em hebraico significa “próprio” ou “puro”. 

KOSHER é um conceito usado dentro da comunidade judaica mundial como uma garantia da qualidade de alimentos supervisionados por um rabino ou rabinato, o que os tornam alimentos autorizados para consumo dentro das normas religiosas, conforme as leis judaicas.

Por suas características e qualidade, a comida kosher torna-se cada vez mais popular entre os não-judeus interessados em boa alimentação.

Por isso meninas, seja qual for a dieta de vocês ou o que tiverem em mente, por favor, façam o dever de casa antes:

1) Procurar um médico.
2) Fazer exames (sangue, urina, fezes, etc).
3) Alimentação saudável.
4) Atividade física.
5) Amar a si próprio.
6) Ser feliz!

Combinado?

Beijos




37 comentários:

  1. Eu faço essas dietas dodias,e emagreço só que aí engordo de volta ,to precisando é de uma reeducação alimentar isso sim,aprender a comer sem passar fome...hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá precisando apanhar no bundão e parar de loucura kkkkkkkkkkk
      Tem que comer bonitinho sem exagerar. Combinado?
      Beijosssss

      Excluir
  2. Eu tomei coragem e comecei a academia semana passada, t^no pique..kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Força e determinação, Sarinha :-)
      Parabéns!
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Edi, esse post é ótimo!!
    Super esclarecedor.
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Verinha :-)
      Beijoooos

      Excluir
  4. Oi Edi! Essas dietas estão dando o que falar mesmo né?? O legal é que além delas auxiliarem no emagrecimento, tem outros benefícios como melhoria da pele, do funcionamento do sistema digestivo e tals!

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sara! Exatamente! Eu excluí o glúten e a lactose e me sinto bem melhor, sabe? Funciona como uma limpeza para o organismo, algo assim!
      Beijos

      Excluir
  5. precisando eliminar 25 kg pelo menos! Queria muito eliminar 30! Qdo mais nova fazia todo regime até chupar limão kkkk hj sei que com reeducação alimentar chego no meu objetivo! Depois q perdi o bb no início desse ano em seis meses engordei 20 kg acredita! Mas tenho fé q vou conseguir! bejin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Martika, você está fazendo controle hormonal? Tenho certeza de que o problema é esse, amiga!!!
      Puxa, sinto muito pelo bb! Deus enviará o seu anjo na hora certa, tenho certeza e fé!
      Beijos

      Excluir
  6. Que post legal Edi adorei! Eu sou o efeito sanfona em pessoa, faço dietas muito rígidas depois engordo tudo de novo aff Já fiz a dieta da proteína do dr. Atkins e nossa fiquei com muita dor no estômago por um bom tempo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai apanhar!!! Não pode e não deve!!!! Tem que comer na quantidade certa, no horário certo!
      Já foi ao médico?
      Beijos

      Excluir
    2. Edi eu sou vou ao médico em caso de dor extrema kkkk Eu sei que estou errada, mas não gosto de médico, como fazzzz!?

      Excluir
    3. Eu te entendo! Antes de engravidar também era assim! Agora vejo que errei em vários aspectos, viu?
      Beijos

      Excluir
  7. É isso aí, dieta só se necessário e com supervisão de um médico.
    É mto importante q pessoas como vc Edi, q são formadoras de opinião, alertem para os perigos dessas dietas loucas.
    Parabéns pela iniciativa!
    A gente tem q se cuidar por dentro tb. Ñ adianta nada só se cuidar por fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Soraya!
      Olha, não acredito em dieta milagrosa, remédio, técnicas malucas que vemos por aí. Acredito na reeducação alimentar, na força de vontade e em bons hábitos!
      Beijos

      Excluir
    2. Vc ñ tem oq agradecer. Pelo contrário, somos agradecida a vc por alertar as pessoas.
      Bjinhos

      Excluir
  8. Eu tô quase lá...só falta o número 3, meu zoião não deixa! kkkkkkkkkk O 5 e o 6 quem sabe futuramente eu alcance... :s

    ResponderExcluir
  9. A melhor dieta eh aquela acompanhada pelo endocrino!
    Ja fiz varias dietas e nenhuma funcionou...ha alguns anos atras fui ao medico e fiz dieta (sem remedios e comendo super bem) foi um processo lentao mas em 3 meses emagreci 10 kgs...fiquei super feliz!
    Agora estou precisando retomar a dieta....kkkkkk...depois dos filhos ja viu ne!!!! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, que dieta foi essa? Comendo somente produtos saudáveis, foi?
      Beijos

      Excluir
    2. Também fiquei curiosa, conta pra gente Dani...bjs

      Excluir
    3. Eu tbm já fiz loucura Edi, como comentei mo outro post,na adolescência tomei remédio pra engordar como havia dito, meu sonho era ficar co corpão,depois q tive filho não engrdei mt, fiquei gostosa, mas depois veio o sedentarismo engordei e um pouco e está cada vez mais difícil perder peso,não me peso quase nunca só qndo vou ao médico e é preciso, fiz uso de medicamentos pra emagrecer manipulados pelo próprio médico,ficava nervosa, irritada, agitada demais e sem sono, quando parava de tomar engordava novamente apesar de não conseguir comer muito.Depois q tive depressão, parei de vez com medo de voltar a ter crise profunda, a depressão faz a pessoa não sentir vontade mais de viver, se sente inútil.Dá vontade de dormir e não acordar nunca m, um fardo.Hoje tomo antidepressivos q acho qnão ajudam ao emagrecimento, pelo contrário,não tenho fome, mas não ajuda em nada só piora e a alguns anos atrás adquiri uma gastrite q nem água parava no meu estômago.MENINAS NÃO TOMEM REMÉDIOS Q RECOMENDAM EM ACADEMIAS, AMIGAS, PARENTES ETC.O EFEITO É REBOTE.Não sou contra produtinhos naturais, claro q não é mágico,juntando com uma vida saúdavel acredito q ajude em relação a saciedade de quem tem muita fome. Bjnhus

      Excluir
    4. Fiz uma reeducacao alimentar.
      Comia frutas, frango somente grelhado, nada de doces!!!!!!!!!!
      E comia super bem viu,
      Acho que comia 7 x ao dia, chegava uma hora que nem queria comer pq ainda estava satisfeita...rsrs....mas segui a risca, e no final emagreci 10 kg!
      Tudo com acompanhamento medico, fiz exames de urina, fezes, sangue e tireoide...

      Excluir
    5. Michele, agora nao lembro direito como era a dieta pq ja faz muito tempo que fiz...
      Era + - assim...
      Café da manha: 2 bolachas agua e sal com café sem acucar ou meio pao frances sem miolo com café sem acucar
      Lanche da manha: 1 maca
      Almoco: 2 colheres de arroz ou 1 colher de arroz com 1 colher de feijao, frango ou carne grelhado e salada de alface com 1 tomate
      Lanche da tarde: 1 copo de leite desnatado ou 1 iogurte natural
      Janta: o mesmo que o almoco
      Ceia: 1 fruta

      Beber bastante agua e cortar os doces...(naopode nem uma balinha....rs) e controlar o sal...

      Acho que vou fazer de novo...rsrs

      Mas eu fiz essa dieta com acompanhamente medico, na primeira semana foi bem dificil...
      No primeiro mes emagreci 3,5 kg, a medica me disse que na verdade nao emagreci, eu estava inchada e que meu corpo liberou as toxinas....
      No Segundo e terceiro mes perdi os 10 kgs que queria, dai fui liberada para a manutencao...
      A manutencao nos permite comer um pouco a mais no fina de semana, por ex: se tiver uma pizza, poe comer 1 pedaco ou comer algum chocolate, mas tudo com controle....

      Reforcando que fiz tudo com acompanhamente e nao me senti mal em nenhum momento, nao tive tonturas, nao fiquei estressada....foi tranquilo....

      Excluir
    6. Nossa, Dani!
      Você fez direitinho mesmo. Volta com essa dieta, após a amamentação, é claro! Conversa com o seu médico que você emagrece rapidinho novamente :-)

      Mi, remédio é VENENO!!! Não usem meninas!!! É pura ilusão!!!!!

      Beijos

      Excluir
    7. Sim Edi, quero voltar com a reeducacao alimentar, me senti muito bem qdo emagreci...respiracao melhor, bem disposta, enfim, mes fez muito bem!
      Assim que parar de amamentar vou me cuidar melhor!!!!!!!!

      Meninas, nada de dietas malucas que soh fazem mal e ainda tem efeito sanfona!!!!!

      bjos

      Excluir
    8. Nossa, vou ficar torcendo por você amiga!!!
      Deus abençoe que você amamente muito, deixe o seu filho ainda mais forte e depois cuide da sua saúde e alimentação!
      Beijos

      Excluir
    9. Obrigada DANI pela dica, vou procurar um nutricionista, pq como disse meu problema é a alimentação errada, ou a falta dela, quase não sinto fome e quando tenho meu organismo absorve só a gordura ruim ao invés dos nutrientes.Vou tomar vergonha na cara e comer direito.E como detesto puxar ferro na academia, descobri um exercício novo pra sair do sedentarismo e que eu adoro que é a dança...no meu caso vou experimentar fazer ZUMBA, q é um tipo de dança com vários rítmos e movimentos bem rápidos q ajudam na queima de calorias e parece ser super divertido...bjnhus

      Excluir
    10. Antes morria de preguica de academia, mas fiz durante algum tempo e AMEI!
      Hoje nao faco mais e sinto muita falta viu!!!! *8
      Mas a danca eh um exercicio e tanto!
      Faca uma consulta com o endocrino e veja qual a melhor dieta para voce, ou a reeducacao alimentar.
      bjos

      Excluir
  10. Combinado Edi, eu ainda acredito na reeducação alimentar.Bjim

    ResponderExcluir
  11. Cuidar sempre da saúde com muita responsabilidade!! Nunca esquecendo!!

    ResponderExcluir
  12. Ótimo post Edi, achei muito interessante esse do kosher...

    Graças a Deus não tenho problemas com lactose... Eu não seria tão feliz sem poder comer leite e seus derivados! hahaha

    Pra quem precisa de dietas deve procurar um médico ou nutricionista pra fazer direitinho... Não acho legal fazer por conta própria né?!

    Beijooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol
      Por conta própria não dá certo! É muita loucura e a saúde não pode ser comprometida em função de dieta, jamais!!!!
      Kosher é bemmm legal, mesmo <3
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar! Em breve, retornaremos! :-)

 
Copyright 2013 Mamães Vaidosas por Edi Mariano