sábado, agosto 03, 2013


LG dá dicas para uma alimentação mais saudável e com menos desperdício

Tecnologia presente nos refrigeradores da marca ajuda as pessoas a se alimentarem melhor e a reduzir a quantidade de alimentos que vão para o lixo

O refrigerador é hoje um dos os principais aliados das pessoas para ajudar a garantir uma alimentação mais saudável e, ao mesmo tempo, ajudar a reduzir o desperdício de alimentos. Empresas como a LG oferecem soluções inteligentes para sugerir que comer comida fresca, saudável e nutritiva seja mais fácil e conveniente. A alta tecnologia dos refrigeradores atuais pode ajudar, ainda, a reduzir o desperdício de toneladas de alimentos, que hoje ocorre principalmente pelo armazenamento inadequado ou pela falta de criatividade para transformar verduras e legumes em pratos saborosos e nutritivos.

O Brasil, sem dúvida nenhuma, é um país de contrastes - conquistou a 7ª posição na economia mundial e é o 4º maior produtor mundial de alimentos, produzindo 126% das suas necessidades alimentícias. No entanto, atualmente, estima-se que sejam desperdiçados 39 milhões de quilos de alimentos diariamente, o que daria para alimentar 19 milhões de pessoas com as três refeições básicas. Somente em hortaliças são desperdiçados, por pessoa, anualmente, 37 quilos, cerca de 40% de todas as hortaliças produzidas. Desta forma, o aproveitamento integral dos alimentos significa economia – para o consumidor e para o Brasil.

A LG entende que, em um cotidiano movimentado, os consumidores acreditam ser mais difícil comer alimentos frescos, nutritivos e manter um estilo de vida saudável. Esse comportamento pode se transformar em uma armadilha para a saúde e, por isso, manter frutas e vegetais frescos em casa tem sido um desafio. Para ajudar a solucionar esse problema, a LG desenvolveu gavetas, prateleiras e portas que facilitam o sistema de armazenagem dos alimentos e que mantenham o frescor. Além disso, os refrigeradores da LG contam com tecnologias que economizam energia ao proporcionar acesso facilitado aos alimentos por meio de compartimentos específicos.

Um grande exemplo é o refrigerador LG Inspiration que vem equipado com a exclusiva porta “Door-in-Door” – porta na porta - que facilita o acesso aos alimentos armazenados e evita abrir a porta todo o tempo, consequentemente, reduzindo o gasto de energia.

O modelo conta com a inovadora gaveta “VitaLight”, uma combinação de luz LED que simula o efeito da fotossíntese e induz os vegetais a durarem mais e permanecerem frescos por mais tempo, mais saborosos e com muito mais vitaminas do que se fossem conservados em um refrigerador convencional. Outros aspectos do Inspiration incluem a iluminação interna por LED, que deixa o refrigerador 12x mais econômico e 6x mais durável. “Tudo isso significa que o alimento permanece fresco por mais tempo e os consumidores com rotina mais ativa podem passar menos tempo no supermercado comprando comida fresca. Dessa forma, economizam dinheiro, se alimentam melhor e evitam o desperdício”, explica Kati Dias, gerente geral de Linha Branca da LG Electronics do Brasil.

A linha Inspiration tem também o prático fabricador de gelo “Ice@Door™” - permite ao consumidor economizar espaço interno do freezer, uma vez que está localizado na porta. Além do compartimento “Fresh 0ºC Zone”, usado para descongelamento dos alimentos ou para armazenamento de carnes e frios que são mais perecíveis. Indicado para alimentos que o consumidor acabou de trazer do supermercado e vai usar logo, portanto não quer congelar e também não pode deixar fora da geladeira, correndo o risco de estragar. E por fim, o “Door CoolingTM”, que mantém a refrigeração interna uniforme, proporcionando temperatura ideal a todos os alimentos e bebidas.

Para Camila Pinheiro de Rezende Folegatti, coordenadora de Projetos Educacionais na área de Nutrição da ONG Banco de Alimentos, uma boa cozinha é aquela na qual nada é desperdiçado. “Às vezes não percebemos, mas na nossa cozinha há muita coisa indo para o lixo sem necessidade. As pessoas precisam aprender a ser criativas na cozinha. Uma boa alimentação reflete, no longo prazo, na saúde e na disposição para executar as atividades do dia a dia, além de influenciar diretamente na qualidade de vida, explica.”

Usando a criatividade, é possível experimentar novas receitas com todas as partes dos alimentos que, antes, poderiam ir para o lixo. Por exemplo, um único alimento rende até cinco preparações diferentes, repleta de nutrientes, se forem utilizados também cascas, folhas, talos e sementes.

Veja abaixo 10 dicas da ONG Banco de Alimentos para evitar o desperdício de alimentos:

  1. Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, contém fibras e devem ser aproveitados como recheios de tortas, patês ou em escondidinhos.
  2. Não jogue fora os talos do agrião, pois eles contêm muita vitamina C, importante para aumentar a imunidade do organismo e, portanto, prevenir infecções; Refogue com tempero e ovos batidos, faça sucos ou adicione ao molho pesto de manjericão.
  3. As folhas da cenoura são ricas em vitamina A, importante para saúde dos olhos, da pele, dos cabelos e para o crescimento. É possível aproveitá-las para fazer bolinhos ou para substituir o uso da salsinha. Ambas são extremamente parecidas em aspecto e sabor.
  4. A água do cozimento das batatas acaba concentrando todas as vitaminas hidrossolúveis, que se dissolvem em água. Aproveite-a, juntando leite em pó e manteiga para fazer purê, ou para agregar valor nutricional ao arroz ou ao macarrão.
  5. A água do cozimento da beterraba pode ser utilizada para o preparo de gelatinas vermelhas.
  6. As cascas da batata, mandioquinha, nabo, cenoura ou beterraba podem ser assadas ou fritas em óleo quente e servidas como aperitivo.
  7. A casca da laranja pode ser caramelizada para ser servida com café, ou utilizada em compotas ou mesmo para produção de biscoitos.
  8. A parte branca da melancia pode ser usada para fazer cocada. Já a parte branca do maracujá pode render um doce de compota.
  9. Com as cascas das frutas, como por exemplo, da goiaba e abacaxi, podem se preparados sucos batidos no liquidificador. Estes sucos podem ser aproveitados para substituir outros ingredientes no preparo de bolos;
  10. Ao ralar a casca do limão ou laranja evite chegar até a parte branca, pois a mesma é amarga e pode prejudicar o sabor doce da preparação.

53 comentários:

  1. Que interessante né, quanto desperdício existe no nosso dia a dia e a gente nem percebe!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como, Flavinha! A consciência pesa na hora!
      Beijos

      Excluir
  2. Muito legal fazer um post assim,para as pessoas evitarem o desperdíçio,eu evito o máximo que posso.
    Mas não vou mentir,as vezes jogo comida fora sim,por isso tento fazer só o necessário,já que somos só três aki em casa,as 10 dicas são ótimas Edi,muit bacana o testo...bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, legal né?
      Eu sei que é difícil mas temos que fazer o possível para evitar o desperdício :-)!
      Beijos

      Excluir
  3. Muito legal essa resenha..amei.
    Aqui em casa procuro sempre aproveitar o máximo de tudo nos alimentos.....digo que sou especialista em reaproveitar, minha filha diz que sou uma bruxinha, pq coloco tudo num caldeirão e faço diversos tipos de sopa! rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais, você é nota 10! Puxa vida, que legal! Aposto que a sopa fica deliciosa e super nutritiva! Eu amo sopa!!! Fiquei muito feliz mesmo :-)
      Beijos

      Excluir
  4. A minha cozinha é simples (não tem essa geladeira incrível da LG), então outra coisa que faço é comprar legumes e verduras na quantidade para uma semana. Não compro nada em demasia, pq depois estraga e isso é uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! Está certíssima!!!! Tem uma fã aqui do outro lado, viu? Beijosssss

      Excluir
  5. Nossa essas dicas é tudo de bom ,estou aprendendo mais um poquinho com essas dicas obrigada Edi bejinhos.

    ResponderExcluir
  6. Tudo é questão de hábito. Aqui em casa evitamos desperdício, inclusive adoramos batatinha cozida com casca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm, fica bom mesmo, Lu :-)
      Beijosssss

      Excluir
  7. Amei as dicas para evitar desperdicio de alimentos!
    E esse refrigerador deve ser um sonho, mas deve custar um olho da cara, ou os dois olhos da cara.....rsrs
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dani
      Bom Diaaaaa! Agora sou do dia kkkkkkk
      Eu quero um refrigerador assim kkkkkkkkk
      Beijos

      Excluir
    2. Deve ser um sonho...
      As vezes me deparo com aqueles refrigeradores enormes, 2 portas, gelo na porta, ai, meu sonho de consumo!!!! rs

      Excluir
    3. Liiindos e sonho de consumo de todas as famílias, Dani <3
      Beijos

      Excluir
  8. Muito bom msm! Tbm faço reaproveitamanto e uma dica pra quem tem criança q não come de tudo é usar os caldos de alguns legumes no arroz e até cozinhar algumas folhas inteiras como o repolho , o brócolis, etc. Já fiz tbm gelatina vermelha usando suco de maçã,para crianças q não comem frutas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, que legal! Adorei a dica do suco de maçã! Vou experimentar em casa :-)
      Eu faço o caldo de legumes também. O sabor dos alimentos, sem conservante, é outro e a qualidade indiscutível.
      Beijão

      Excluir
  9. Dicas para economizar energia são sempre bem vindas, e o modo de melhor aproveitar os alimentos também. Pequenas mudanças de hábito podem fazer a diferença né? Gostei muito.

    Beijos, Carla Mariano

    ResponderExcluir
  10. Evito ao máximo o desperdício. Mas, confesso, não sei fazer uso de cascas e talos. Não consigo fazer nada na hora com eles quando estou preparando uma salada, por exemplo. Se guardo, ele acaba indo pro lixo. Já a água do cozimento geralmente vai para o feijão.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi, Dri
      Eu costumo fazer caldo de legumes com eles. Fica bom e você pode usar no cozimento de arroz, macarrão, sopas, carne :-)
      Beijos

      Excluir
  11. Esse refrigerador é top em, (deve ser caríssimo:/) amei as dicas, super importantes pra mim que não sou casada a muito tempo e não me arrisco tanto assim no fogão, amei a dica da água da batata, já a da beterraba na gelatina hum não gosto de beterraba, bjinhoss, tô curtindo muito o blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sara
      Tudo bem?
      Fico feliz que esteja gostando do conteúdo :-)
      As dicas são bacanas e o refrigerador tornou-se o nosso sonho de consumo <3
      Beijos

      Excluir
  12. Adorei, da ate pra economizar na grana, pq supermercado nao ta nada barato!
    Bjoo

    ResponderExcluir
  13. Eu também guardo os talos e misturo na sopa de legumes, bem picadinho, passa escondido do meu filho que é um pouco enjoado. A água da batata cozida, costumo colocar no feijão, purê .E lembrando da água da lavagem do arroz que é bom para lavar o rosto.
    Bjossss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa da água do arroz me deixou curiosa! É bom para a pele?
      Agora explique direitinho, Dona Vera kkkkkk
      Beijos

      Excluir
    2. Minha mãe aprendeu com a mãe dela e me ensinou.
      Você guarda a água que lava o arroz , e lave o seu rosto, a pele fica lisinha, macia.
      Entra nesse link que explica: http://pt.wikihow.com/Lavar-seu-Rosto-com-%C3%81gua-de-Arroz
      Bjos.

      Excluir
    3. Gente, que coisa bacana! Vou correr no link!
      Obrigada, Verinha <3
      Beijossss

      Excluir
    4. Verinha, você faz isso todo dia?
      Beijos

      Excluir
  14. São dicas como estas que facilitam a nossa vida,
    e a gente deixa passar batido, rs

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post! Muito útil! Já imprimi e vou começar a fazer uso das dicas que eu não sabia, como a água da beterraba! Quando eu reduzir as gordurinhas, claro que vou experimentar a compota do maracuja. huum, adorooo.
    Aqui nós não fazemos muita comida porque não tem quem coma, rs. Mas sempre buscamos reaproveitar tudo o que é possível, afinal, não só cabe no bolso como faz bem ao planeta e acredito que o desperdício é uma tremenda falta de respeito com aqueles que infelizmente não podem ter um prato de comida todos os dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nuh, disse tudo. Tanta gente sem ter o que comer e nós desperdiçando os itens mais saudáveis e que poderiam salvar vidas mesmo!
      Fico feliz por sua iniciativa e depois volte aqui para contar se conseguiu adaptar nos pratos, combinado?
      Beijos

      Excluir
  16. Que absurdo desperdiçarmos tanta comida enquanto milhares de pessoas por ai passando necessidades, chega a ser um descaso. Falta muita conscientização de nós brasileiros.

    ResponderExcluir
  17. Muito bom o post amiga, gostei muito!!!
    Sem desperdício é muito bom!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. É mto triste ver pessoas passando fome e outras esperdiçando,boas dicas!!!

    ResponderExcluir
  19. é uma otima iniciativa... se todo mundo fazer um pouco viveriamos em um planeta melhor

    ResponderExcluir
  20. Poxa! Gostei demais da resenha!! Comer bem mas sem desperdícios!! O mundo agradece!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Isabel! É isso mesmo :-)
      Beijos

      Excluir
  21. Temos que ter consciência das pessoas que não tem o que comer. Então, aproveitando tudo e cuidando da saúde como se deve!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Isabel. Corta o coração, a tal desigualdade social.
      Beijos

      Excluir
  22. fiquei sabendo de muita coisa que eu não sabia, principalmente as dicas 5,7 e 9 =o tô pasmaaa! Vamos ajudar o meio ambiente e a gente tb né? um ajuda o outro :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! Que bom que aprendeu <3
      Beijos

      Excluir
  23. ajudando o mein ambiente sempre!pra nos ajudarmos sempre! bjos Edi

    ResponderExcluir
  24. ajudando o meio ambiente pra nos ajudarmos sempre! bjo Edi

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Em breve, retornaremos! :-)

 
Copyright 2013 Mamães Vaidosas por Edi Mariano