sexta-feira, setembro 27, 2013


Promessa é dívida. Se não tem, não faça!



Um dos maiores erros do ser humano é prometer algo que não pode cumprir só para contornar uma situação incômoda para si próprio. O erro torna-se ainda pior quando é prometido algo para uma criança, que cria uma expectativa tão grande a respeito da promessa que começa a viver de ilusão. A ansiedade toma conta dos seus dias e noites e ela vive num mundo paralelo. Conta os dias e horas para chegar o dia "do presente", da "viagem", ou o que mais tenha sido prometido para ela. Não podemos esquecer que a criança não esquece de nada que prometemos, contamos ou explicamos para ela. A sua memória, infinitamente superior e melhor comparada a dos adultos, grava t-u-d-o, sem exceção. Vejo muita gente falando algo do tipo: "logo, logo, ele esquece" ou "a memória dele é curta" e chega a me dar arrepios. Se um ser, que acabou de chegar no mundo e que está com a memória fresca, pronta para receber informação, vai esquecer de algo que falamos para ela, imagine nós? Você vai esquecer de almoçar? Tenho certeza que não! Elas não esquecem e as mentiras e promessas vão marcando a sua vida, negativamente, mas vão. Vai chegar num ponto no qual, ou a criança não vai mais acreditar em quem promete, ou ela vai se igualar e sair mentindo pra todo mundo. Qual dos dois é pior? Por isso, as crianças, precisam viver na realidade e ter a realidade dentro de casa, do seu lar. Quem vive de fantasia, não cresce, não evolui e de certa forma, não vive! E muito além disso, elas precisam de respeito. Se nós não gostamos de mentiras e não queremos que façam isso conosco, por que fazer isso com elas?


14 comentários:

  1. Conheço mães que vivem de ilusão e os filhos são o reflexo delas, infelizmente.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que mais vejo por aí, Mi. Infelizmente mesmo. Beijos

      Excluir
  2. Ótimo post!
    É a mais pura verdade, eles nunca esquecem, principalmente as coisas que os pais falam, várias vezes repetem coisas que nos já esquecemos que falamos. Tenho muito cuidado com as promessas, se for algo que não posso responder na hora, digo que vou ver, pensar, não posso criar falsas esperanças, isso seria frustrante para eles.
    Bjossss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Verinha. É uma espécie de tortura infantil, concorda? Os pais não podem bater mas podem torturar emocionalmente os filhos. Qual é o pior? Beijos

      Excluir
    2. Menina, educar é uma tarefa muito difícil. Ontem mesmo dei uma bronca em meu filho, depois fiquei amuadinha, mas não deixei que ele percebesse ,coisas de mãe!
      Bjos.

      Excluir
    3. Olá, Verinha. Quando eu chamo a atenção do Eduardinho também fico arrasada. Mas não podemos demonstrar, então fico me segurando e logo mudo de assunto para que ele saia daquela situação chata... Como é difícil... :-(
      Beijossss

      Excluir
  3. Perfeito! Perfeito! Perfeito!
    Se prometer, tem q cumprir...Para q a criança confie na gente.
    Aprenda a ter palavra.
    E com adultos tb.
    Eu sou assim. Só prometo o q posso cumprir. Se ñ, ñ prometa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Soraya.
      Não podemos criar ilusões!!!
      Beijos

      Excluir
  4. Ótimo texto, muitos ensinamentos!!

    :D

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto Edi!
    Promessas falsas soh desapontam nossos filhos!
    Odeio mentiras e nao quero que meus filhos crescam no meio de fantasias, ilusoes..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Dani.
      Odeiiiio que mintam pra mim e não aceito que façam isso com uma criança. Não rola mesmo :-(

      Excluir

Obrigada por comentar! Em breve, retornaremos! :-)

 
Copyright 2013 Mamães Vaidosas por Edi Mariano