sábado, novembro 30, 2013


Saiba como proteger as crianças das doenças típicas do verão

Verão para as crianças é sinônimo de diversão - férias, viagem, piscina, praia, sorvete, cinema - mas também é o período onde a garotada está mais sujeita a perder uma boa parte do tempo livre para doenças facilmente evitáveis, porém perigosas. Diarréia, vômitos, gastroenterites e parasitoses intestinais, causadas na maioria das vezes pelo mau uso da água, são problemas frequentes nesta época do ano, e podem se tornar sérios se não forem tratados. Além da diarréia, a água imprópria pode causar doenças como hepatite A, febre tifóide, rotavírus, cólera e leptospirose (quando há urina de mamíferos, como roedores).

Segundo o Instituto Trata Brasil, só em 2011 396.048 pessoas foram internadas por diarréia; destas, 138.447 eram crianças menores de 5 anos (35% do total). A desinformação e a forma como grande parte da população usa a água contribuem com índices que estão cada vez mais alarmantes. Por isso, é tão importante saber a procedência e a forma como ela é tratada.

Kátia Nakau, coordenadora de pesquisa e desenvolvimento de Pureit da Unilever, reforça a importância da escolha de um bom purificador de água para evitar o contagio. “O primeiro e mais importante passo é procurar pelo selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Para recebê-lo, as empresas atendem a uma das três especificações: retenção de partículas, redução do cloro ou de bactérias. O selo mostra qual (ou quais) dessas características o produto tem. O consumidor também precisa lembrar que é importante verificar se não há rasuras no selo, já que tais sinais podem indicar que o adesivo foi retirado de outro produto. O segundo fator importante para a escolha de um bom purificador é ter a certeza que o produto remove não só bactérias, mas também vírus e outros tipos de parasitas”, explica Katia.

Veja algumas dicas para manter os pequenos saudáveis e hidratados no verão:

- As crianças têm a tendência de beber água apenas quando sentem sede, o problema é que a sede é um dos primeiros sintomas de desidratação, por isso é importante beber água o dia todo para manterem-se em bom estado e suportar as temperaturas altas do verão.

- Durante as refeições é importante que as crianças consumam água ou sucos naturais em vez de refrescos, que desidratam mais, ou bebidas açucaradas com poucas contribuições para a sua saúde.

- Recorra a frutas compostas na sua maioria por água, como melancia, o melão ou o abacaxi.

- Os alimentos também podem ajudar. Sopas frias como o clássico gaspacho ou um de melancia e tomate são excelentes opções.

- Legumes como a abobrinha, o pepino, a berinjela ou os cogumelos também são compostos por uma percentagem importante de água, por isso é recomendável adicioná-las à dieta das crianças no verão.

- Nunca saia com as crianças sem levar uma garrafinha com água para mantê-las hidratadas enquanto estão fora de casa. Especialmente quando estão na praia, brincando no parque ou realizando qualquer outra atividade física. É importante sempre lembrar-se e encher a garrafa com água segura. Caso fique muito tempo fora de casa, leve uma de reserva para ter certeza de fonte.


22 comentários:

  1. Com o calor daqui sempre saio de casa com a garrafinha de agua, tem que cuidar mesmo!
    Quantos as frutas, meu filho simplesmente ama melancia e acaba com 1 inteira em 2 dias....rsrs....ele come mesmo....kkkkk
    Adorei as dicas Edi!!!
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dani
      Que notícia boa! Dudu também ama melancia, melão e outras frutas, ricas em água. É tão bom ver os pequenos se alimentando corretamente, né? Aqui em casa não rola sanduíche gorduroso, fritura e porcarias, sabe. Final de semana eu deixo ele comer bolo, sobremesa, mas tudo moderado. Eles precisam aprender e entender desde pequenos. É a geração que viverá 100 anos e precisam de saúde para tal.
      Beijos

      Excluir
  2. Água sempre,criança sofre mais no verão mesmo né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tati
      Sim. Com o verão, elas estão susceptíveis a doenças respiratórias e desidratação. Por isso, todo cuidado é pouco, a começar pela alimentação.
      Beijos

      Excluir
  3. Adorei o post Edi...

    Fazer os pequenos tomarem água sem que estejam com sede é difícil... O negócio é recorrer pros sucos naturais e sempre carregar a garrafinha de água! O legal é ter uma garrafinha colorida, com algum personagem que eles gostem...

    Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol
      Exatamente! Eles precisam de um "incentivo", até entender que a água é essencial para a vida e saúde deles. Aqui em casa, Dudu entende e adora água.
      Beijosssss

      Excluir
    2. Sério, que bom que ele gosta! Sinal que a mamãe dele incentivou muito bem :D

      Beijoo

      Excluir
    3. Desde a gestação, Carol. Amo frutas, verduras, legumes e troco qualquer porcaria por uma bela salada fresca e colorida :-)
      Beijossss

      Excluir
    4. Que bom Edi!! Vc é um ótimo exemplo...

      Eu gosto muito de água e frutas, mas legumes e verduras eu só como por obrigação, porque sei que faz bem, não gosto :/ , mas faço esforço e como mesmo assim

      Bjj

      Excluir
    5. Tenho certeza de que a sua dieta é super equilibrada e saudável, Carol. :-D
      Beijos

      Excluir
    6. Eu tento comer melhor possível
      :D
      Bjjj

      Excluir
  4. Beber água , meu filho bebe bastante, mas comer frutas é difícil. Olha que ele comia bastante, agora só banana, legumes eu dou uma volta nele....rsrs, faço sopas.rsrs.
    bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Verinha
      Dudu adora frutas, legumes e vegetais. Come tudo e adora água. Mas precisa de estímulo e entendimento. Eu explico em todas as refeições, para que saiba o que está consumindo.
      Beijossss

      Excluir
    2. Menina, eu tô cansada de discursar sobre os benefícios das frutas, Ele tá na idade difícil, tudo contesta, ai a aborrecência...rs.
      bjos.

      Excluir
    3. Olá, Verinha
      Eu te entendo! O Dudu está aprendendo em casa e com uma ajudinha extra na escola, sabe? A gente precisa de uma ajuda extra e graças a Deus, ele adora comida mais natural. Força na peruca, amiga!!!! Você já venceu!
      Beijos

      Excluir
  5. Ótimas dicas!!! Meu afilhado nasce no alto verão e vou poder ajudar a cuidar bem dele, mesmo que nocomeço ele só se alimente de leite materno...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Teka
      Puxa, parabéns pelo anjo :-)
      Deus abençoe e que ele traga ainda mais paz e alegria para a família.
      Beijos

      Excluir
  6. Água sempre né?E para as crianças então,que nunca param né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tati
      Principalmente para elas. Pois como você, disse, além de não pararem um segundo, desidratam com mais facilidade também.
      Beijosssss

      Excluir
  7. Post bem importante, vejo meus sobrinhos, não comem quase nad de frutas, só querem saber de porcaria. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, isso me mata de preocupação. Eu agradeço a Deus por Dudu amar frutas, legumes e verduras. Faz toda a diferença na qualidade de vida e na saúde deles.
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar! Em breve, retornaremos! :-)

 
Copyright 2013 Mamães Vaidosas por Edi Mariano