segunda-feira, dezembro 16, 2013


Nutrição na Gestação

Nutrição na Gestação

O ganho de peso excessivo durante a gestação é muito comum quando não há algum tipo de controle. A obesidade e o sobrepeso são referidos, atualmente, como graves problemas de saúde pública. As alterações clínicas mais comuns são doenças cardiovasculares, diabetes gestacional, hipertensão arterial e apneia do sono.

Evidências científicas têm demonstrado que o excesso de peso na gestação pode contribuir para um estado obstétrico desfavorável. Intercorrências gestacionais como sofrimento fetal, trabalho  de parto prolongado, restrição de crescimento intrauterino, traumas diversos, asfixia, morte perinatal e nascimento prematuro são bem comuns. Situações como baixo peso gestacional podem levar a comprometimentos à saúde fetal. A principal influência ocorre no desenvolvimento do feto.

A importância da alimentação em todo o período gestacional previne diversas alterações metabólicas indesejáveis, bem como propicia um bom desenvolvimento fetal. Conceitos básicos devem ser seguidos, para que haja um conforto e bem estar durante a gestação. Princípios como comer com intervalos regulares próximos de 3 horas, conter alimentos preferencialmente integrais, quantidades de frutas variadas durante o dia, vegetais variados e carnes mais magras (sem gordura aparente) conferem grandes benefícios para a saúde.

Não há alimentos específicos para cada fase da gravidez. Desde que não haja deficiência de algum nutriente específico, uma alimentação balanceada fornece todos os nutrientes necessários. O importante é variar os tipos de refeições e ter presença de alimentos mais naturais. Evitar ao máximo alimentos industrializados.

Porta-voz: Nutricionista e Professor da Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte, Magno Luiz.


8 comentários:

  1. Eu tenho muito de ficar gorda quando engravidar,como de tudo então já viu né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica não, Tati. É só comer direitinho e não exagerar!!!
      BEijossssss

      Excluir
  2. E na gestacao comemos tudo que temos direito...rs
    O negocio eh cuidar, evitar os doces e qqer coisa em excesso!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu atacava frutas, verduras e folhas. Acredita? rsrsrs
      Beijos

      Excluir
  3. Que saudades de uma barrigona dessa rsrs.
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eheheheheh, nunca é tarde, amiga <3
      Beijosssss

      Excluir
  4. Estar bem alimentado é bom em todas as fases, mas na gravidez deve-se tomar mais cuidado com isso. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Ruthinha. É essencial para o desenvolvimento e saúde do bebê. E mais que isso, é um ato de amor por ele!
      Beijos

      Excluir

Em breve responderei o seu comentário! Obrigada :-)

 
Copyright 2013 Mamães Vaidosas por Edi Mariano