sexta-feira, abril 04, 2014


Educação parte de casa e é de responsabilidade dos pais


Educar não é fácil e exige determinação, comprometimento, amor e muita paciência. Muitos pais acham que a educação dos filhos é responsabilidade da escola, mas é exatamente o oposto. A base tem que vir de casa e de acordo com as atitudes e trabalho dos pais em casa, o filho apresentará a resposta para o mundo e o seu comportamento será o reflexo do convívio familiar. Se um pai permite que o filho almoce assistindo TV ou em outro ambiente que não seja o local apropriado, o filho vai cobrar isso da escola e não vai entender quando a sua educadora o convidar a juntar-se ao resto da turma, devidamente assentados e acomodados nas mesas de refeição. Tudo é uma questão de combinados, ou seja, os pais precisam ser firmes e combinar com o seu filho, que há hora e local para tudo que fizer na vida. Se ele quiser assistir TV, terá horário para tal, se ele quiser brincar e espalhar brinquedos pela casa, terá que combinar e seguir as regras da casa. É dever do filho juntar os seus brinquedos e ter ciência que a responsabilidade pela conservação é sua e que ele não receberá outro se os seus brinquedos quebrarem ou se não forem bem cuidados. 
Criança exige limite e rotina e somente os pais tem o poder para conduzi-lo e enquadra-lo na rotina da vida. A escola tem a responsabilidade de estender o trabalho do pais, enquanto a criança estiver presente na sua instituição e resolver pequenos conflitos que ocorrem por lá, mas ela não tem força e nem autonomia para ditar e nem cobrar o que é melhor ou não para nenhuma criança. Os pais precisam ter ciência de que a educação parte de casa e que se eles não fizerem por onde, o mundo cobrará isso dos filhos e não terá a mesma paciência e amor que os pais tem pelos seus.

Beijos


6 comentários:

  1. Amei o post.
    Concordo com tudo que foi dito!
    Me lembrei de uma cena, outro dia fui pegar meu filho na escola, ele saiu de la junto com uma coleguinha de classe, ambos estavam comendo.
    Ao terminar de comer, meu filho foi procurar o lixo para jogar a embalagem e a coleguinha jogou no chao.
    Meu filho logo disse: nao pode, a lixeira esta ali!
    A mae da menina nao disse nada, ficou meio sem graca e depois disse: ela joga tudo no chao....e qdo eu olhei a mae, ela estava comendo tbem, acho que era bala e jogou o papel no chao, dai entendi o por que a menina joga lixo no chao tambem!!!!

    Educacao vem de casa, nao sou perfeita mas tento ser e ensinar o melhor para meus filhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dani
      Tudo bem?
      Menina, é exatamente assim. Nossos filhos são os nossos reflexos. Tudo que fizermos na presença deles, será repetido por eles, de forma normal e natural. Por isso, se brigarmos, xingarmos ou fizermos outras coisas erradas, será repetido e a culpa será totalmente nossa. Eu fico horrorizada com pessoas que ainda jogam lixo na rua. Na verdade, não consigo entender tamanha ignorância. Fico super feliz pelos seus filhos, pela educação deles e pela educação que você proporciona para eles. Está de parabéns! Não é fácil, mas também não é impossível! Super beijos!

      Excluir
  2. Oi Edi.
    Adorei o post, concordo totalmente . É muito difícil educar, mas é maravilhoso o resultado quando você vê o seu trabalho, amor, dedicação reconhecidos.
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Verinha!
      Não é fácil, mas não é impossível e o resultado paga qualquer esforço e dedicação.
      Beijossss

      Excluir
  3. Como o velho ditado: educação vem de berço.

    Beijo

    ResponderExcluir

Em breve responderei o seu comentário! Obrigada :-)

 
Copyright 2013 Mamães Vaidosas por Edi Mariano