terça-feira, abril 01, 2014


Os melhores exercícios físicos para as gestantes

O período gestacional é uma fase de muitas mudanças e também de diversas dúvidas. A prática da atividade física durante essa etapa é recomendada, pois favorece uma gestação mais tranquila. A professora de educação física da Academia Contours, Marcella Simões enfatiza certos cuidados.

“A atividade física é recomendada após o 3º mês de gestação, e somente com a liberação do obstetra e pode ser mantida até o 8º mês. No entanto, ela não deverá acontecer caso a gestante tenha alguma patologia, ou apresente sangramento, placenta baixa, hipertensão ou começo de aborto” alerta Marcella.

Outro alerta da professora é quanto ao planejamento do programa de exercícios, isso porque para certas atividades é necessário um histórico de prática anterior a gravidez. “No caso da musculação é imprescindível que a gestante já pratique a atividade há pelo menos seis meses antes da gravidez devido à complexidade e a exigência física dessa modalidade”, reforça a professora da Contours.

Os benefícios dos exercícios para as gestantes são muitos. Eles melhoram o tônus, a postura, diminuem o risco de diabetes gestacional e aliviam as dores nas costas. Além disso, por causa da liberação de endorfina traz sensação de bem-estar. “Além dos benefícios para a gestante, a atividade física durante o período gestacional também beneficia o feto, já que diminui o risco do bebê nascer com sobrepeso e mantém os níveis de glicose estáveis” enfatiza a professora da Academia Contours.

De acordo com a professora da Contours, as atividades mais indicadas para as grávidas são aquelas de baixo impacto.

Hidroginástica: “As aulas devem ser específicas para gestante, por não ter impacto evita dores nos joelhos, melhora o tônus, além de proporcionar uma sensação de bem-estar já que na água o peso da barrida diminui”, explica a professora da Academia Contours.

Pilates: O pilates age na musculatura pélvica e na musculatura paravertebral. O trabalho dessas regiões leva a um parto menos traumático, além disso, evita dores nas costas.

Caminhada: Devido ao baixo impacto, a caminhada trabalha os membros inferiores sem sobrecarregar os joelhos. É geralmente a principal atividade recomendada pelos médicos já que a gestante pode fazer sem o acompanhamento de um profissional e a hora que quiser. “O ideal é que a gestante caminhe em uma superfície lisa (esteira), ou áreas planas. Para evitar dores no calcanhar deve-se utilizar um calçado adequado” recomenda a professora da Academia Contours.

Musculação: Deve ser realizada somente se a gestante já for praticante da modalidade. “Melhora o tônus e postura, porem alguns exercícios devem ser adaptados”, ressalta Marcella.

Fonte: Contours

6 comentários:

  1. O unico exercicio que fiz foi caminhada....rsrs....mas eu andava muiiiitoooooo mesmo...rs
    E praticava alguns exercicios em casa mesmo, que aprendi no curso do hospital.

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    1. Que bacana, Dani. Qualquer movimento é válido, né? Eu estou de castigo, proibida, sentindo a maior falta :-(
      Beijosssss

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    2. Proibida Edi?
      E caminhada, pode?

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  2. Fiz hidroginástica durante toda a gestação, há 8 anos. Consegui um parto normal perfeito, com dores, claro, mas tranquilo e rápido. Boa parte deste sucesso o médico deu a esta atividade, porque trabalhou bem a musculatura entre as coxas.

    Beijo

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    1. Oi, Dri
      Que bacana! A hidro é fantástica para as gravidinhas, né? Eu não posso por restrição, mas super recomendo para as minhas amigas.
      Beijossss

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