sábado, maio 03, 2014


Os principais benefícios do DHA para as crianças

Os principais benefícios do DHA para as crianças

Recentemente, um estudo desenvolvido pela Universidade de Oxford comprovou que o consumo de DHA (ácido docosahexaenoico) melhora o desempenho escolar das crianças, mas os benefícios desse lipídio da série ômega 3, que é o mais abundante em nosso organismo, não param por aí. 

“O DHA tem importância nos vários estágios da vida, desde a vida intrauterina até a adulta, influenciando desenvolvimento visual e cognitivo, crescimento, saúde óssea, função imunológica e prevenindo doenças cardiovasculares. Como o desenvolvimento cerebral ocorre nos primeiros anos de vida, até os cinco anos, é importante que neste período da vida da criança sejam ofertados alimentos ricos em DHA,” explica o médico pediatra, nutrólogo e pesquisador da Universidade de São Paulo, Dr. Mário Cícero Falcão.

Os principais benefícios do DHA para as crianças

Tradicionalmente, a principal fonte alimentar de DHA são: peixes marinhos, oleosos, de águas profundas e frias, como salmão, atum, cavala e a sardinha, alimentos que não estão presente no dia a dia da maioria dos brasileiros. Dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) de 2008/2009 mostram que o consumo per capita estimado de pescados no Brasil é de 4 kg por ano, enquanto a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 12 kg. Segundo o Dr. Falcão, é aconselhável que as crianças sejam alimentadas com duas ou três porções de 100 gramas de peixes marinhos por semana para obter o DHA.

Durante a amamentação, o leite materno é fonte de DHA, porém a quantidade de DHA disponível para o bebê dependerá da quantidade de DHA consumida pela mãe.

Entenda os principais benefícios do DHA na infância:

- Função cognitiva

O DHA é o principal lipídio presente no cérebro e é fundamental para a formação das bainhas de mielina, responsáveis pela sinapse, que garante o funcionamento cerebral. Alguns estudos já mostram os benefícios do consumo de DHA na função cognitiva das crianças.

- Visão

O DHA atua na formação da retina e diminui as chances de aparecimento de problemas oculares.

- Imunidade 

Os estudos demonstram que bebês que têm acesso ao DHA apresentam menor incidência de problemas respiratórios e em crianças maiores foram verificados menos episódios de infecção do trato respiratório e com menor duração. O nutriente também tem potencial para minimizar inflamações como a artrite.

- Desempenho na escola

Um estudo da Universidade de Oxford recente comprovou que crianças com altos níveis de DHA no sangue apresentam melhor habilidade para leitura e concentração.

- Gestação

A pesquisadora Susan Carlson da Universidade do Kansas publicou recentemente um estudo que demostrou os benefícios do consumo de DHA para a redução de partos prematuros e baixo peso do bebê.

- Saúde cardiovascular

O DHA tem um papel de protetor cardiovascular em adultos. Porém, os sinais de doença cardiovascular têm sido detectados na infância, assim como colesterol alto e hipertensão. Alguns estudos demonstraram que o DHA ajuda a reduzir a pressão sanguínea nos primeiros anos de vida e melhora o perfil dos lipídios, contribuindo para uma melhor saúde cardiovascular.

Os principais benefícios do DHA para as crianças

Lembrando que o DHA pode ser encontrado em fontes naturais, como peixes olesosos de águas salgadas e profundas, como por exemplo, o salmão e o atum, em suplementos gelatinosos (cápsulas) e também em complementos fortificados com este tipo de Omega 3 (Leites Enfagrow e Milnutri e o suco Luminus Life).

Beijos


10 comentários:

  1. Estou dando Enfakid para meu filho, ele gosta muito...
    O Enfakid eh para criancas a partir dos 4 anos ( se nao me engano), para os menores o Enfagrow eh o indicado.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dani
      Tudo bom?
      Menina, que dica boa. Vou procurar saber a respeito do Enfakid. Fico tão feliz que você tenha essa preocupação e cuidado com o seu pequeno. O complemento tem sabor?
      Beijos

      Excluir
  2. Sabe que eu ja tinha visto propaganda do enfagrow mas eu soh testei depois q vc indicou no blog, no final eles nao tiveram nenhum problema digestivo e aprovaram a formula!
    Dou no sabor baunilha mas eles gostam no sabor mel tambem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? Fico feliz que o post tenha te ajudado a melhorar a nutrição dos seus pequenos. Nossa, de mel deve ser delicioso, né?
      Beijossss

      Excluir
    2. Ele eh bem gostoso e tem aquele aroma do mel, e nao eh mto doce, enjoativo.....ja provei para saber,..hehe
      Li a dica aquu, comprei e aprovei!!!!!
      Bjos

      Excluir
    3. Ai, fiquei com água na boca porque amo mel…rsrsrsrs
      Fico feliz que tenha aprovado a dica, Dani :-)
      Beijossssss

      Excluir
    4. Sera que vende enfakid ai?
      Aqui, enfakid e enfagrow tem nos sabores mel e baunilha.

      Excluir
  3. Não tenho um baby ainda!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse Enfakid, vou ver para dar para meu guri..... Amo essas dicas para mães, quem não quer o melhor para seus filhos?

    ResponderExcluir

Em breve responderei o seu comentário! Obrigada :-)

 
Copyright 2013 Mamães Vaidosas por Edi Mariano