terça-feira, maio 27, 2014


Ritual de cuidados com a pele

Ritual de cuidados com a pele

Recentemente tive a oportunidade e o prazer de bater um papo com Fernanda Balbi, Farmacêutica e Gerente da área científica da marca Vichy. Na conversa pude esclarecer diversas dúvidas que acometem a nós mulheres, e hoje compartilho com vocês, dicas e detalhes que fazem toda a diferença na hora de cuidar da pele em especial os cuidados faciais.

Todas sabemos que para ter uma pele bonita o processo inicia-se lá na limpeza facial, ou seja, na remoção da maquiagem, sujeira e resíduos. Isso porque quando eles não são totalmente removidos da pele, acumulam nos poros ocasionando a sua dilatação e consequentemente, cravos, acne, espinhas e oleosidade facial. Então, para ter uma pele sempre limpa e com aspecto saudável devemos fazer uso de bons produtos, de acordo com o nosso tipo de pele e não ter preguiça na hora de remover as impurezas a fim de deixar a pele pronta para receber o próximo passo na rotina de cuidados.

Para que entendam melhor o passo a passo da higienização, limpeza, esfoliação, tonificação, hidratação e proteção solar, listamos abaixo, todas as etapas, conforme segue:

- Higienização e Limpeza - é o momento do sabonete, seja em barra, líquido ou espuma facial. Nesse ato, concentre-se na total remoção das impurezas, sem preguiça e sem pressa.

- Esfoliação (Recomendada de 1 a 2 vezes na semana) - aqui o importante é escolher um bom esfoliante que além de limpar e desencrustar a pele, também trabalhe a remoção das células mortas e que não agrida a pele. Lembrando que a pele precisa reagir a esfoliação, por isso o intervalo entre as aplicações de no máximo, duas vezes na semana. Passou disso, torna-se um processo de agressão a pele.

Tipos de esfoliantes:

- Físico - São produtos que funcionam como abrasivos, como bucha, argila e microesferas. Aqui a esfoliação é superficial e dá-se pelo ato de esfregar.

- Químico - Trata-se de um produto com ativo ou substância que agirá desprendendo as células mortas, resíduos de maquiagem e sujeira, promovendo a renovação gradual da pele. Aqui o resultado dependerá diretamente dos ativos (uréia, LHA, ácido salicílico, ácido glicólico), e da sua concentração no esfoliante. Neste caso é imprescindível a prescrição de um profissional, principalmente durante o período gestacional e amamentação. A uréia bem como outros ativos, tem um limite (%) para uso seguro em gestantes e lactantes.

- Físico com químico - São os esfoliantes que combinam princípios ativos (ex ácido salicílico) com abrasivo (ex microesferas).

Lembrando que a esfoliação é um passo indispensável para manter a pele limpa, renovada, hidratada e para a redução de rugas e poros. 

- Tonificação - Os tônicos nada mais são que adstringentes, ou seja, agem contraindo os poros. Quando realizam esta contração, os poros eliminam o sebo que está estocado no seu interior, realizando uma remoção de oleosidade mais profunda, além de fechar os poros. Os dermatologistas indicam o uso de tônicos sempre após a limpeza habitual. Outro ponto interessante é que os tônicos podem ser considerados como produtos para limpeza sem enxague.

- Hidratação Facial - Mesmo a pele mais oleosa, requer diariamente de alta hidratação, para manter ou até mesmo restabelecer o viço, a textura, controlar o nível de oleosidade e manter um aspecto saudável e de pele bem cuidada. O ideal é fazer uso de hidratantes que possuem ativos antioxidantes para tratar e previnir o envelhecimento precoce e as rugas. 

- Filtro Solar - Indispensável na rotina de cuidados da pele de qualquer pessoa e que requer cuidados redobrados durante o período gestacional para prevenir o aparecimento de melasma e manchas, tanto faciais como corporais. 

Tipos de proteção solar:

- Filtro solar químicoquando aplicado, os raios passam por um processo químico e são devolvidos.

- Filtro solar físico - neste caso após a sua aplicação, ele cria uma barreira na pele, rebatendo os raios e agindo como uma "roupa de proteção". Ou seja, não há ação e nem reação na pele porque o produto repele imediatamente os raios. 

- Imprescindível contar com filtro solar que disponha de proteção UVA, UVB e UVA longo.

Uso da água termal:

Á agua termal é o verdadeiro néctar de beleza e cuidados para a nossa pele. Seja no uso corporal ou facial, ela pode ser utilizada em diversas etapas, e para facilitar listamos algumas sugestões de uso:

Facial:

-  Limpeza: depois de limpar e secar a pele. Sempre aplique a água termal sob a pele limpa e deixe-a secar naturalmente.

-  Tonificação: após aplicar o tônico adstringente.

-  Maquiagem: Antes e após a maquiagem. Antes, você trata a pele com a água termal. Deixe secar e aplique a maquiagem. No final, borrife a água termal para fixar a maquiagem.

Corporal:

-  Hidratação corporal para repor sais minerais.

-  Suavizar e acalmar peles que passaram por procedimentos químicos, depilação, pós barba ou que foram agredidas por fatores externos, prevenindo também o envelhecimento cutâneo.

- Para refrescar e hidratar a pele nos dias mais quentes e durante a exposição solar.

Cuidados Corporais:

Assim como o rosto o corpo também precisa de cuidados específicos e hidratação na medida certa. E durante o período gestacional, a pele exige cuidados redobrados, sendo indispensável o uso de hidratantes associados ou com emolientes em sua composição, e para que entendam corretamente, listamos a diferença de ambos, que segue:

- Hidratante - apenas hidratada a pele ressecada, não combatendo e nem prevenindo a perda de água. 

- Emoliente - acrescidos de óleos, esses produtos suprem a perda de água e hidratam em profundidade a pele, prevenindo a flacidez, estiramento e consequentemente o surgimento de estrias.

Bem, espero que gostem das dicas e compartilhem com as amigas!

Beijos



14 comentários:

  1. Sabe segunda feira recebi uma amiga em casa, mais uma pessoa que passou do mundo virtual para meu mundo verdadeiro, para minha realidade.e isso é muito bom!
    Ela veio me ver porque como estou me recuperando e não posso ficar saindo ela veio até mim e falamos de muitas coisas. Ela me perguntou como eu fazia ficando em casa e não estando bem com minha pele, pois ela andava muito desanimada. Eu mostrei a ela o que usava e como era cada passo e que eu podia até não me maquiar, mas o cuidado com a pele não podia deixar de lado, pelo menos na hora do banho e após e a noite, sem falam da hidratação dos lábios e dos cremes hidratantes e de enxague....disse a ela que não importava o valor e não muito a marca, mas que claro que no rosto quanto for de marca conhecida e um pouco mais cara para peles maduras é o mais aconselhável. Ela gostou de tudo e fiquei feliz por ela querer se cuidar, principalmente no inverno quando as mulheres por causa do frio ficam com preguiça e não se cuidam. Amei o post Edi. Uma linda noite. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ivone
      Tudo bom?
      Nossa menina! O que você andou aprontando por aí?
      Fico feliz que você tenha ajudado a sua amiga e principalmente pelo fato de você se cuidar e saber a importância desses minutos para a sua pele e sua saúde.
      Beijossss
      Edi

      Excluir
  2. Quanta coisa não, realmente tem que seguir regularmente esse ritual, tinha dúvidas sobre a esfoliação, quantas vezes era o correto, foi sanada....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Li
      Tudo bom?
      Fico feliz que tenha ajudado e que você esteja se cuidando.
      Beijos
      Edi

      Excluir
  3. Adorei!
    Tudo explicado para nao ter erro!
    Edi acerta sempre!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaa! Fico feliz, Dani.
      Super beijos
      Edi

      Excluir
  4. Adoro este ritual belezístico! Faço tudo com prazer!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dri
      Tudo bom?
      Eu também não deixo de fazer por nada!
      Beijossss
      Edi

      Excluir
  5. Explicação excelente!
    Pele linda sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Lilian :-)
      Beijosss

      Excluir
  6. Edi!
    Tenho muito cuidado com minha pele, principalmente porque tenho vitiligo e os cuidados tem de ser redobrados, muita hidratação, limpeza diária e nada de sol, porque fico cheia de bolhas de queimadura.
    Além da desidratação, a pele fica bem sensível e tem de estar sempre hidratada.
    Muito boas as dicas e o ritual.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa amiga, que sofrimento! Tem que ter cuidados redobrados mesmo!!!!
      Beijos

      Excluir
  7. Dependendo do tempo de cada um e a disponibilidade que tem, pelo menos temos que reservar um tempinho para cuidar da pele, que não deixa também de ser o nosso cartão de visitas, né! Eu sempre esfolio, limpo, hidrato e tonifico. SEMPRE!!! E temos que tornar isso uma rotina diária! Não custa nada ter uma meia horinha para nos cuidar. É bom, faz bem para o ego e nos faz sentir mais bonitas! E isso vale para qualquer parte do corpo! temos que nos amar por inteira! Bjs, Edi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você está certísima, Isabel!
      Beijossss

      Excluir

Obrigada por comentar! Em breve, retornaremos! :-)

 
Copyright 2013 Mamães Vaidosas por Edi Mariano