terça-feira, junho 24, 2014


Khan Academy

Khan Academy

Vocês já ouviram falar da Khan Academy? Trata-se de uma plataforma online que chegou para salvar a família toda e descomplicar o aprendizado de matemática.

Detalhes da plataforma:

Totalmente gratuita e disponível em português, a Khan Academy é uma plataforma com 300 mil exercícios de Matemática, que vão da aritmética ao cálculo, passando por álgebra e geometria.

- Pode ser usada por crianças em seus primeiros contatos com as operações básicas (como soma e subtração), por universitários, por quem esteja estudando para concursos públicos ou por professores e outros profissionais que precisem relembrar conceitos e praticar a disciplina.

- O maior diferencial da ferramenta é permitir que cada um aprenda no seu próprio ritmo e de maneira personalizada. Isso porque, no primeiro acesso, ela identifica o nível de conhecimento de cada novo aluno por meio de um teste rápido. A partir das habilidades conhecidas ou já dominadas, o site sugere exercícios e caminhos possíveis de aprendizagem para o desenvolvimento daquele estudante em especial.

À medida que o aluno avança – segundo o tempo disponível para estudar e facilidade para cada assunto – a plataforma registra seu progresso e propõe novos exercícios. O avanço é recompensado com pontos e medalhas. Cada estudante acompanha suas conquistas em um painel de controle, como se acumulasse vitórias e passasse de fase em um videogame.

- O aluno pode ainda ser orientador por um tutor: qualquer pessoa cadastrada na ferramenta – como os pais, colegas, o professor formal do estudante ou simplesmente disposto a apoiá-lo no ensino da matemática. O aluno precisa convidar o tutor, que então pode ver o progresso e percalços de seu pupilo por meio de gráficos de desempenho e até mesmo do passo a passo de como se resolveu cada exercício. Assim, o tutor tem como identificar, em tempo real, onde estão as dificuldades e quais são as melhores formas de intervir com cada estudante, individualmente. O tutor pode ainda sugerir tarefas a cada um – como uma lição de casa, inclusive com data limite para finalização – além dos exercícios já propostos pela ferramenta.

- Crianças com menos de 13 anos precisam de permissão dos pais para se cadastrar.

A Khan Academy é uma organização educacional sem fins lucrativos criada em 2008 nos EUA, com o objetivo oferecer educação de alto nível para qualquer pessoa em qualquer lugar. Além da plataforma adaptativa com os 100 mil exercícios de matemática, traz também quase cinco mil vídeo-aulas sobre as mais variadas disciplinas e assuntos, de biologia à história da arte. Já existem mais de mil vídeos traduzidos para o português, que foram assistidos por quase cinco milhões de vezes.

O projeto Khan Academy no Brasil é uma iniciativa da Fundação Lemann, em parceria com o Instituto Natura, Instituto Península, o Ismart e a Fundação Telefônica. O projeto desenvolve a contínua tradução das vídeo-aulas e da plataforma e, em 2014, pretende ainda expandir uso da Khan Academy nas aulas de matemática em escolas públicas brasileiras.

O cadastro, que é solicitado na página inicial, pode ser feito exclusivo para a plataforma, pelo login do Facebook ou do Google.

Tudo de bom, né? Eu confesso que odeiooo matemática desde que me entendo por gente e depois que dei uma vasculhada na Khan Academy me senti até animadinha para aprender algumas coisitas mais e poder ajudar os meus filhos futuramente no dever de matemática.

Espero que gostem da dica e compartilhem!

Beijos


4 comentários:

  1. Que legal Edi!!!!!
    Meu filho ja esta aprendendo a tabuada!!!!!
    Vou dar uma olhada no site :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, gostou do site deles? Te atende?
      Beijossss

      Excluir
  2. Vou lá conhecer, também confesso que odeio matemática, mas para ajudar futuramente o filhão vale a pena....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, o que achou? Vale a pena, né? Na realidade o site veio para salvar as mamães que odeiam matemática e precisam auxiliar os filhos no dever de casa. rsrsrs
      Beijosssss

      Excluir

Em breve responderei o seu comentário! Obrigada :-)

 
Copyright 2013 Mamães Vaidosas por Edi Mariano