sábado, agosto 16, 2014


Vitalin lança Web Série com receitas sem glúten

A Vitalin, empresa que atua no mercado de alimentos saudáveis, lança Web Série com receitas exclusivas sem glúten e sem lactose, desenvolvidas em parceria com a chef Renata Macena, especialista em gastronomia funcional. São seis receitas, entre doces e salgados, que levam ingredientes saudáveis e nutritivos, como quinoa, amaranto e chia.

Cada uma será apresentada semanalmente, até o dia 05 de setembro, nos canais Vitalin – youtube, facebook, instagram e site da marca. A primeira é o bolinho de quinoa e o vídeo com a receita pode ser conferido aqui:


Bolinho de Quinoa Vitalin

Rendimento: 16 unidades – 45g/unid (aproximadamente)

Calorias por porção: 100 Kcal

Ingredientes:

100g de quinoa em grãos Vitalin (1/2 xíc. de chá)

50g de quinoa vermelha em grãos Vitalin (1/4 xíc. de chá)

30g de farinha de chia Vitalin (2 c. sopa)

40g de amaranto em flocos Vitalin (1/4 xíc. de chá), um pouco mais se necessário.

40g de quinoa em flocos Vitalin (1/4 xíc. de chá)

2 ovos orgânicos batidos

40g de manjericão fresco picado (¼ xíc. de chá)

1 cenoura pequena ralada

1 cebola pequena, finamente picada

50g de mussarela sem lactose ralada (1/3 xíc. de chá)

5g de sal marinho (½ c. chá)

Pimenta-do-reino a gosto

45ml de azeite (3 c. sopa)

Preparo:

Cozinhe a quinoa conforme instrução da embalagem. Depois de cozida, misture-a com os ovos e o sal em uma tigela. Adicione o manjericão, o queijo, a cenoura e a cebola. Junte a farinha de chia, os flocos de quinoa e o amaranto, deixe descansar para que a quinoa e o amaranto em flocos possam absorver um pouco da umidade. A mistura deve ser facilmente modelada, sem cair aos pedaços. Se necessário, acrescente mais algumas colheres de amaranto em flocos e deixe descansar mais alguns minutos. Modele bolinhas e leve para assar uma assadeira untada com azeite ou coloque papel-manteiga, em forno preaquecido a 190°C por 20 minutos.

De acordo com a nutricionista da Vitalin, Alline Cristina Schüncke, a Web Série foi desenvolvida com a proposta de oferecer aos consumidores receitas sem alimentos alergênicos e práticas de preparar. “Uma das maiores queixas de quem tem a doença celíaca ou intolerância ao glúten ou a lactose é a falta de opção para receitas sem esses ingredientes”, afirma a nutricionista. Diante desse fato, a Vitalin buscou por uma chef que já desenvolve um trabalho com preparações saudáveis e livres de glúten. Renata Macena é celíaca e há seis anos se dedica às receitas gluten free, isentas de ingredientes como trigo, cevada, malte, centeio.

Confira as próximas preparações e alguns de seus ingredientes com os principais benefícios para a saúde:

Guacamole com amaranto

Amaranto: fonte de carboidrato e proteínas, com todos os aminoácidos essenciais ao organismo. Contém fibras, cálcio, fósforo e selênio, um nutriente com grande ação antioxidante. Pode auxiliar no controle do colesterol e glicemia devido a seu alto teor de fibras.
Abacate: rico em gorduras insaturadas e vitamina E, um poderoso antioxidante que combate o envelhecimento celular. Também é fonte de betassitosterol, um nutriente que ajuda no controle do cortisol, hormônio do estresse.

Pastel integral de forno

Gergelim: fonte de gorduras poli-insaturadas, gorduras boas que contribuem para o controle do colesterol sanguíneo. Também é rico em fibras e possui grande quantidade de cálcio.

Berinjela: fonte de fibras, vitaminas C e do complexo B, bem como minerais: magnésio, zinco, manganês, fósforo e potássio. A casca é rica em antioxidantes, por isso contribui para reduzir os danos causados pelo excesso de radicais livres. Além disso, possui poucas calorias.

Bolo com granola, amora e damasco

Granola sem Glúten: elaborada com cereais integrais, fonte de ômega-3 e fibras – contribui para o controle do colesterol sanguíneo.

Farinha de arroz integral: é rica em fibras, minerais – como magnésio – e vitaminas – como as do complexo B, além de carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, não causam pico de glicose no sangue.

Bolo festa de morango

Farinha de amaranto: naturalmente isenta de glúten, é fonte de fibras, contribui para redução do colesterol e controle do diabetes.

Açúcar mascavo: não passa por processo de refinamento, por isso preserva grande parte de nutrientes. É fonte de ferro, fósforo e cálcio, minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Baunilha: possui óleos essenciais e antioxidantes que contribuem para proteger o organismo contra os efeitos nocivos dos radicais livres, como doenças cardiovasculares e câncer.

Torta cookie

Chia: é fonte de ômega-3, um ácido graxo que não é produzido no organismo e, por isso, deve ser obtido por meio da alimentação – auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares.

Cookies sem Glúten: no sabor amaranto com cacau, são fontes de proteína, ferro e fibras.

Physalis: contém aminoácidos essenciais, ferro e vitaminas C e do complexo B, além de betacaroteno, um antioxidante que pode contribuir para a proteção da pele contra os danos dos raios solares. 

O lançamento de cada receita da Web Série pode ser acompanhado pelo canal Vitalin no Youtube

Super dica, hein!

Beijos!




6 comentários:

  1. Amo guacamole, que legal saber dos benefícios dos alimentos de cada receita....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li, somos duas. Prefiro abacate salgado à doce, acredita?
      A Vitalin foi muito feliz em criar essa websérie e em especial a divulgar os benefícios mesmo. Nos anima ainda mais a consumir produtos naturais, né?
      Beijão

      Excluir
  2. Ameiiiiii!!!!!!!
    Vlw pela dica!!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, já pra cozinha, menina! rs
      Gostou das receitas?
      Beijosssss

      Excluir
    2. Adorei as receitas!!!!
      Mas agora descobri que meu bebe tem uma possivel alergia ao ovo e peixe :(
      To quebrando a cabeca para cozinhar pra ele...
      Dicas???
      Na verdade, qyebro cabeca no momento do lanchinho, tudo que contenha ovos nso dou, por ex: paes, bolos, biscoitos.....afffff

      Excluir
  3. Que receita boa!
    Vou tentar fazer!
    Bjos!

    ResponderExcluir

Em breve responderei o seu comentário! Obrigada :-)

 
Copyright 2013 Mamães Vaidosas por Edi Mariano