segunda-feira, dezembro 15, 2014


Mitos e verdades sobre cuidados com recém-nascidos

É muito comum que as mães, assim que saem da maternidade ou mesmo durante a gestação, recebam conselhos e dicas de toda a parte sobre como cuidar de seus bebês. Ensinamentos como “Coma canjica para produzir mais leite!”, ou “Agasalhe bem o bebê porque eles sentem muito frio!” têm sido transmitidos por várias gerações e Sônia Sertório, enfermeira obstetra e neonatal há 15 anos, expert eduK e fundadora da empresa Auxílio Mamães, pode dizer o que é mito e o que é verdade sobre o assunto.

Nos dias 6 e 7 de janeiro, Sônia mostrará técnicas e dicas que vão facilitar o dia a dia das mamães, além de auxiliar na alimentação, sono, troca de fralda e banho dos recém-nascidos. O curso online será exibido, ao vivo e gratuitamente, no site da eduK.

Para introduzir o assunto, Sônia cita 10 mitos e verdades sobre o pós-parto, amamentação e cuidados com os bebês: 

1) O bebê e a mãe devem ficar reclusos no período de resguardo.

Mito. Não devem ficar reclusos, mas é um período de adaptação, portanto não haverá muito tempo para saídas, visto que o bebê requer muitos cuidados. A mãe e o bebê podem fazer pequenas saídas, desde que seja para ambientes abertos.

2) A amamentação faz a mama cair.

Mito. Com o passar dos anos e a ação da gravidade o tecido mamário tende a ficar mais flácido, amamentando ou não. Muitas mulheres não perceberam nenhuma mudança dos seios antes e depois da amamentação.

3) O umbigo do bebê deve ser coberto até que caia.

Mito. O umbigo do bebê não deve ser coberto mas precisa estar sempre seco e limpo.

4) Não deve consumir chocolate e café durante a amamentação.

Mito/Verdade. A cafeína passa para o leite materno e deixará o bebê muito estimulado, prejudicando o sono, mas um pedaço pequeno de chocolate pode deixar a mulher mais satisfeita e tranquila.

5) Bebês sentem muito frio.

Mito. É preciso vestir o bebê com uma peça a mais que adultos e outras crianças estejam vestidos, não se deve agasalhar muito a criança.

6) Não pode lavar os cabelos após o parto.

Mito. Os cabelos podem sim ser lavados.

7) Uma vez feita uma cesariana, não pode ter parto normal.

Mito. Pode sim, inclusive há estudos mais recentes, que indicam a realização de um parto vaginal após uma cesárea é mais segura do que se imaginava há anos atrás. Quando se tem um parto normal, mesmo que a mulher já tenha sido submetida a uma cesariana, há menos chances de a mãe ter um bebê com problemas respiratórios logo após o parto, a recuperação pós-parto é mais rápida, além de beneficiar a amamentação e os cuidados com o bebê.

8) Canjica e cerveja preta aumentam a produção de leite materno.

Mito. Não há nenhum estudo científico que comprove a relação entre alimento consumido e aumento de leite materno. O aumento na produção de leite se dá pela pega adequada, quanto mais o bebê suga, mais leite é produzido. O mais importante é ter uma alimentação saudável e ingerir muito líquido (2-2,5 l/dia). Quanto ao álcool, não deve ser consumido durante a amamentação. Todo álcool ingerido pela mãe vai para o leite materno.

9) Bebê com cordão umbilical enrolado no pescoço não pode nascer de parto normal.

Mito. Durante todo o período da gestação o bebê se enrola no cordão umbilical, mas isso não é indicação para que o parto seja cesárea.

10) Grávidas e mães que amamentam sentem mais calor.

Verdade. Devido à aceleração do metabolismo e à alta concentração de progesterona a mulher sente mais calor quando está grávida e amamentando.

Sobre o curso: “Curso de gestante: como cuidar do bebê recém-nascido”

Expert eduK: Sônia Sertório.

Quando? de 6 e 7 de janeiro 2014, das 14h às 17h. Reprise: das 19 às 22h. 

Duração: 6 horas.

Nível do curso: Básico.

Pré-requisito: Não há.

Acesso clicando aqui.


6 comentários:

  1. De uma coisa eu sei bem, quando estava gravida suava ate no inverno!!!!!! rsrs
    Se entrasse no carro abria a janela, no onibus tbem abria as janelasm isso porque a temperatura marcava de 5 a 8 graus onde morava....rsrs....acho que o povo queria me matar....kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahahah, imagino o povo querendo te esfolar viva! Menina, até hoje estou assim, morrendo de calor e transpirando muito! Deve ser da amamentação!!!
      Beijos

      Excluir
  2. Realmente o tal calor é uma coisa de doidooooo!!! KKKK... o d enão lavar cabelo é o óóóó...eu lavei e minha mãe quase me bateu...kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou sofrendo com o calor até agora! rsrsrs
      Jura que sua mãe não deixa lavar o cabelo? rsrsrs
      Beijos

      Excluir
  3. É tanto mito que a gente sofre para falar para todas as pessoas que dão pitaco durante nossa gravidez, li meio dando risada pois a gente escuta tanto isso durante a gravidez e depois também kkkk....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de darem pitaco, acham que a gente tem que concordar e seguir a regra! Só Jesus!
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar! Em breve, retornaremos! :-)

 
Copyright 2013 Mamães Vaidosas por Edi Mariano