domingo, fevereiro 01, 2015


Estação Natureza São Paulo - Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

Hoje deixo uma excelente dica de passeio para paulistanos e visitantes. Trata-se da Estação Natureza São Paulo, exposição interativa que ensina de forma lúdica e educativa sobre os biomas brasileiros. A mostra permanente está localizada na plataforma de entrada da Estação Ciência da Universidade de São Paulo (USP), em cinco contêineres que simulam vagões de trem construídos especialmente para a exposição. Durante a visita, será possível ter uma experiência sensorial com simulação de temperatura, aromas, modelos de animais e plantas, além de painéis fotográficos e projeção de imagens das diversas paisagens naturais do Brasil.

Estação Natureza São Paulo

De acordo com a coordenadora da Estação Natureza São Paulo, Teresa Cardoso, o objetivo é sensibilizar o público. “A exposição consegue aproximar a natureza das pessoas que vivem nas cidades. Conseguimos impactar o visitante fazendo com que ele vivencie uma experiência sensorial de imersão nos diversos biomas brasileiros, conhecendo assim nossa rica biodiversidade e entendendo a conexão intrínseca que possui com ela”, explica. Ela comenta ainda que a exposição é uma ótima opção para o fim do ano. “Daqui a pouco começam as férias escolares e as famílias podem se divertir bastante aprendendo a importância de se conservar a natureza do nosso país e fortalecendo ou mesmo descobrindo o laço que possuem com o meio ambiente”, conclui.

A Estação Natureza São Paulo é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza em parceria com a USP. O espaço, criado em 2009, ficou temporariamente fechado para reformas e agora reabre ao público.

Estação Natureza São Paulo - Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

O que a visita oferece?

Durante o trajeto pelos cinco vagões, monitores acompanham os visitantes pelos ambientes fornecendo informações complementares ao que é vivenciado. No primeiro vagão, uma projeção audiovisual introduz conceitos importantes sobre o que será visto durante o passeio. As belezas dos ecossistemas costeiros e da Amazônia são conhecidas no vagão dois. Continuando a aventura, no terceiro vagão é possível conhecer as peculiaridades de animais e plantas do Pantanal e do Cerrado.

Estação Natureza São Paulo - Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

No vagão quatro, o visitante poderá se surpreender com a diferença de dois biomas: o ambiente seco da Caatinga e o clima úmido da Mata Atlântica, no qual é possível sentir uma fragrância marcante da região. No quinto vagão, os visitantes terão uma imersão na Floresta com Araucárias - ecossistema associado à Mata Atlântica no Sul do país - e no Pampa. Nesse último vagão os visitantes também podem ler frases de incentivo que mostram formas de contribuir com a proteção da natureza.

Serviço

Estação Natureza São Paulo

Endereço: Rua Guaicurus, 1394, Lapa – próximo ao Shopping da Lapa e Mercado Municipal da Lapa – São Paulo (SP)

Agendamento:

As visitas precisam ser agendadas pelo projeto Giro Cultural, pelos telefones (11) 3091-1190 e 2648-0477 ou pelo e-mail girocultural@usp.br.

Horário de funcionamento:

Terça-feira e quinta-feira, das 8h às 18h; com ampliação prevista ao longo do ano.

Ingressos

A entrada é gratuita




4 comentários:

  1. Muito bacana este tipo de passeio! Vale muito a pena levar a criançada principalmente e aprender o que a nossa natureza tem de mais lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, amiga! Esse contato com a natureza é uma verdadeira terapia!
      Beijos

      Excluir

Em breve responderei o seu comentário! Obrigada :-)

 
Copyright 2013 Mamães Vaidosas por Edi Mariano