quarta-feira, março 11, 2015


Narração de histórias e teatro de bonecos agitam o fim de semana no Espaço de Leitura

Por que o amor é no coração? Quando a gente acende a luz para onde vai o escuro? Por que os planetas gostam de girar? Essas são algumas das perguntas feitas pelas crianças que já visitaram a exposição “ELOGIO À PERGUNTA”, que começou no último sábado (7) no Espaço de Leitura, ação sociocultural e educativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP). A mostra, que vai até o final de maio, valoriza as questões que promovem o desenvolvimento de crianças e adultos, sejam elas filosóficas, científicas, curiosas, sem pé nem cabeça. Brincando com os temas que movimentam a imaginação de crianças e adultos, traz uma programação especial que propõe um momento para descobertas, dúvidas e invenções. As atividades são sempre gratuitas e acontecem aos finais de semana no Parque da Água Branca.

Espaço de Leitura

Para esta exposição, foi criada a instalação interativa “Laboratório de Perguntas”, um espaço especialmente criado para que as crianças possam fazer suas indagações. Com cenografia que inspira a criatividade, o Laboratório de Perguntas traz engenhocas que inspiram a criação de diversas perguntas, das mais cabeludas às minúsculas, daquelas dúvidas sobre a criação do universo até aquelas sobre a origem de algumas palavras. Tudo isso em um espaço interativo, repleto de imagens, sons e cores e cheio de descobertas para serem feitas pelos pequenos leitores. Na área externa ao quiosque onde fica a exposição, estão espalhados painéis com questões da literatura, além do registro de diversas perguntas e respostas feitas pelos frequentadores do Espaço.

Espaço de Leitura

Neste fim de semana, a programação cultural no sábado (14), às 15h, fica por conta da narração “Fios de histórias”, com o Tecelagem Grupo de Teatro. Uma reunião de histórias sobre o universo das meninas e mulheres, diversos “era uma vez” que contam as aventuras cheias de sabedoria e força de pequenas e grandes meninas. Já no domingo (15), também às 15h, o ator do programa infantil Cocoricó, Eduardo Alves, traz seus bonecos urbanos para contar histórias do cotidiano das cidades, tudo com muito bom humor e música!

Além da programação especial, o Espaço de Leitura oferece aos frequentadores um acervo de livros infantis e infantojuvenis, dispostos em diversos quiosques com temas para a garotada ler e se divertir, como a “Gruta do grito”, o “Clube de histórias” e a “Casa dos livros”, dentre outros. Nesse último, estão disponíveis jornais, revistas, histórias em quadrinhos e literatura brasileira e estrangeira.

PROGRAMAÇÃO DO FIM DE SEMANA

Sábado, 14 de março - 15 horas

Narração de histórias

FIOS DE HISTÓRIAS

Com Tecelagem Grupo de Teatro

A partir de adaptações recolhidas de autores como Ana Maria Machado e Câmara Cascudo, o espetáculo narra histórias do universo feminino. Jovens meninas e princesas, que têm em comum garra, astúcia e sabedoria. Histórias de reinos encantados, aventuras de guerreiras do tempo do Era uma vez.

Domingo, 15 de março - 15 horas

Teatro de bonecos

BONECOS URBANOS

Com Cia. Bonecos Urbanos

Personagens cheios de vida e de humor, com tipos extraídos do cotidiano, levam o público a ingressar em um universo de magia. A trilha sonora une ritmos modernos ao lirismo das marchas circenses. Dirigido e encenado por Eduardo Alves, ator do programa infantil Cocoricó, da TV Cultura.



4 comentários:

  1. Aqui em Curitiba no final do mês vai iniciar o Festival de Teatro. Eu gosto desses posts 'culturais', é bom saber o que temos de interessante acontecendo em outras cidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo o Festival de Teatro de Curitiba! Que saudades, Aruanda!
      Beijos

      Excluir
  2. Eu já fui no Parque da Água Branca, adoro esses eventos educativos.... Bom saber flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bacana, né? Os filhotes adoram!
      Beijinhos

      Excluir

Em breve responderei o seu comentário! Obrigada :-)

 
Copyright 2013 Mamães Vaidosas por Edi Mariano