quinta-feira, abril 09, 2015


Dengue

Hoje vim tratar de um assunto alarmante e preocupante, referindo-se diretamente a dengue e ao árduo combate ao seu agente causador, o mosquito Aedes aegypti.


Dengue


Muitas vezes achamos que o nosso lar é o lugar mais seguro do mundo e que nada pode nos atingir quando estamos nele. Mas, infelizmente ultimamente a realidade tem sido outra e embora cuidemos do nosso espaço, o vizinho pode não estar fazendo o mesmo com o dele. Água parada, garrafas abandonadas com resíduo de líquidos dentro, pneus, calhas entupidas, vasos de plantas que canalizam e acumulam a água da chuva, são apenas alguns dos indícios de que aquela casa em específico, é a morada perfeita para a fêmea Aedes aegypti, que através da sua picada, pode transmitir o vírus e colocar a vida de todos em risco, inclusive levando à morte.

Esse mosquito de hábitos diurnos se multiplica com muita facilidade em depósitos de água parada que se acumulam no quintal e dentro de casa, e a única forma possível de combate-la é acabando com o foco, ou seja, com a água parada e o risco que nos oferece. Por isso, a importância da conscientização das famílias e vizinhos, para que se unam e façam uma varredura nos seus quintais, dentro de casa e onde mais possa existir a possibilidade de água parada, para evitar a dispersão do vírus e eliminar de uma vez por todas com essa doença que não tem tratamento definido e está se alastrando entre os quintais. 

Não basta limitarmos os cuidados ao nosso quintal e dependências, quando na realidade o agente tem asas, e está sobrevoando livremente por onde quiser. Precisamos unir forças e através do diálogo e de ações de varredura, eliminarmos todas as possibilidades de alastramento do mosquito e consequentemente do vírus.

Por isso, a importância da disseminação da informação e da ação mútua, entre a família, vizinhos, conhecidos e quem mais possa estar sendo alertado e conscientizado para abraçar esta luta e vencer um mosquito que embora de tamanho inofensível, pode causar a dor, seja pela doença bem como pela perda de um ente querido pela morte precipitada. 

Um simples exemplo para entenderem quão alarmante é a situação, vocês sabiam que o mosquito da dengue pode picar por cima da calça jeans? Pois é, esta e outras situações podem ser evitadas se espalharmos a informação. 

Enfim, sabendo-se que a união faz a força e vence barreiras, porque não fazer uso desta arma na qual temos posse e combater de uma vez por todas essa doença? Por uma cidade sem dengue e a família novamente protegida, vamos disseminar informação e juntos vencermos a luta! 


Posso contar com vocês?


Beijos






2 comentários:

Obrigada por comentar! Em breve, retornaremos! :-)

 
Copyright 2013 Mamães Vaidosas por Edi Mariano