domingo, abril 05, 2015


Existe ponto negativo na atividade física? Existe sim senhor!

Exercitar o corpo é essencial e prolonga os nossos dias, porém, a ansiedade pelo resultado rápido e a falta de cuidado pode trazer consequências ruins.

O maior problema é a desidratação que pode ser provocada tanto pelas altas temperaturas aliada a baixa ingestão de líquidos, quanto pelo consumo em excesso de bebidas alcóolicas, que funcionam como diuréticos e estimulam a perda de água através dos rins. Mas qual a ligação com a atividade física?

O médico Raphael Einsfeld, especialista em Esporte do Hospital Santa Paula, explica “isso vai desde o mal-estar leve, alteração de desempenho, fraqueza, até a mais temida e preocupante de todas, a rabdomiólise, que apesar do nome diferente, significa a destruição da musculatura com liberação de substâncias altamente prejudiciais ao rim, e que em última análise, podem levar a paralisação renal e necessidade de hemodiálise”.

Outro grave problema são os corredores de fim de semana que aumentam o treino a fim de alcançar mais rápido seus objetivos e devem redobrar o cuidado com o calor, pois o coração pode não suportar tamanha folia e entrar em colapso. “O infarto agudo do miocárdio não escolhe pessoas, qualquer um pode sofrer”, conclui Einsfeld.

Medidas preventivas:

- Adote regularmente o exercício físico.

- Sempre faça um acompanhamento médico.

- Antes de qualquer atividade física é importante realizar um check up.

- Seja moderado no consumo de bebidas alcoólicas.

- A mais importante: beba muita água.


Dr. Raphael Einsfeld é formado em Clínica Médica pelo HMMC-RJ e Medicina do Esporte pela Unifesp-SP. Ex-médico da seleção masculina de basquete sub20, é atualmente o diretor técnico do Hospital Santa Paula.


2 comentários:

Em breve responderei o seu comentário! Obrigada :-)

 
Copyright 2013 Mamães Vaidosas por Edi Mariano