segunda-feira, junho 29, 2015


Comida Brincante: uma viagem no universo dos alimentos


Comida Brincante: uma viagem no universo dos alimentos

A hora da refeição costuma ser um desafio para os pais. É preciso paciência, aviõezinhos e legumes coloridos para convencer os filhos a se alimentarem bem. E nem sempre as conhecidas táticas dão certo, deixando os pratos cheios e os pais frustrados. Mas quem disse que não é possível estimular a curiosidade e o prazer da criançada por uma alimentação saudável? Essa é a proposta do Comida Brincante, uma jornada de atividades educativas (e divertidas!) criada pelo LAB Educação, que busca despertar nas crianças o fascínio por um tema nem sempre fácil de abordar.

O programa é dividido em dois dias de atividades. No início da jornada, as crianças são estimuladas a compreender a origem dos alimentos. “O que são?”, “Quem já comeu?”, “De onde vem?” são algumas das reflexões propostas aos participantes, que aprendem sobre os hábitos alimentares de diferentes partes do mundo. Uma visita a uma grande horta urbana orgânica transforma os ensinamentos em prática e a criançada já pode colher os alimentos que mais tarde irão preparar.

No segundo dia de oficina, as crianças colocam a mão na massa. A missão é preparar um lanche que será compartilhado com os pais. Para isso, começam criando o próprio cardápio. Com a ajuda dos educadores do programa, customizam os aventais que irão usar e decoram o espaço onde será servida a refeição. O programa fornece todo o material - cartolinas, tinta, giz de cera, frascos, flores - para que as crianças se tornem os artistas do dia.

Prontos para entrar em ação, os pequenos chefs preparam os alimentos que colheram. Eles lavam os ingredientes, montam e temperam a salada. Sob a supervisão de um chef de cozinha, são responsáveis pelos sucos, patês e até comidinhas mais elaboradas. Quando tudo estiver pronto, os pais são convidados a apreciarem o lanche em uma divertida festa colorida. Ao final da atividade, meninos emeninas têm a oportunidade de compartilhar o que aprenderam sobre a aventura de dois dias no mundo dos alimentos.

Medalhas de reconhecimento

Ao longo de toda a jornada, os educadores do programa avaliam a evolução de habilidades específicas em cada uma das crianças. Por meio de selos (“badges”), as crianças são reconhecidas por características como proatividade, capacidade de resiliência, visão sistêmica, coragem, entre outras. Depois de concluída a oficina, um relatório individualizado é entregue aos pais.

Próximas oficinas

Espaço Petalusa

Datas (as oficinas acontecem aos finais de semana)

25 e 26 de julho de 2015

08 e 09 de agosto de 2015

Público: crianças de 6 a 8 anos

Vagas: 15

Investimento: R$650,00


LAB Educação é um laboratório de inovação educacional aplicada que prototipa, experimenta eaprimora novos modelos pedagógicos, potencializando a sinergia entre Ciência e Arte, tendo o aluno no centro do processo de aprendizagem. Por meio da criação e integração de diversas metodologias, serviços e produtos, o programa tem como objetivo ressignificar a educação, impactando positivamente a vida das crianças e adolescentes brasileiros.


6 comentários:

  1. As coisas mais legais nunca são na minha cidade 😔 super interessante essa oficina!

    ResponderExcluir
  2. No meu interiorzão nunca terá isso ;(

    ResponderExcluir
  3. Que legal! Até eu queria fazer essa oficina. alimentação é mto importante, merece nossa atenção!

    ResponderExcluir
  4. Nossa muito Legal as crianças devem amar e se divertir muito.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Em breve, retornaremos! :-)

 
Copyright 2013 Mamães Vaidosas por Edi Mariano