quinta-feira, fevereiro 11, 2016


Pesquisa revela que as grávidas usam cosméticos sem olhar as contraindicações dos produtos

Recentemente, foi divulgada uma pesquisa preocupante, quanto ao uso de cosméticos sem autorização médica, por parte de gestantes. Fico imaginando essa pesquisa sendo aplicada por lactantes também! Os resultados devem ser ainda mais assustadores!

O estudo foi realizado pelo Instituto IPUPO Educacional com mil mulheres e aponta dados preocupantes quanto aos cuidados no período de gestação diante de questões comuns do dia a dia, como o uso de cosméticos.

Das grávidas que foram ouvidas pelo Instituto, mais de 60% revelaram que usam filtro solar, sem orientação de algum médico.



Tal índice ainda é maior quando relacionado ao uso de perfumes. 80% das entrevistadas disseram ter utilizado perfumes durante a gravidez, sendo que quase 95% não tiveram a indicação de um médico na escolha desse perfume.



O estudo também apontou que das entrevistadas, 78,72% das mulheres utilizou hidratante durante a gestação.

“Quase 80% fez uso desse tipo de cosmético, infelizmente, com enormes chances de terem algum tipo de agente comprovadamente estrogênico ou que não seja indicado para gestantes.”, ressalta o Farmacêutico Lucas Portilho, Presidente do IPUPO – Instituto que liderou a pesquisa.

Segundo os estudiosos do Instituto, o sinal de alerta começou a acender com a estatística de que apenas pouco mais de 30% fez uso do hidratante indicado por um médico.



O estudo alerta para a despreocupação das mulheres quanto ao uso de cosméticos durante a gravidez. A atenção durante a gravidez deve ser redobrada com os cosméticos, devido a função dos hormônios que entram em cena e podem causar reações variáveis para cada mulher. Algumas gestantes podem desenvolver alergias, diante de uma pele mais sensível e seca e outras com pele oleosa estão propensas à acne.

“O profissional que desenvolve cosméticos tem a sua frente uma responsabilidade enorme que não é de mais ninguém. É ele que deve pesquisar continuamente os ingredientes, exigir dos fabricantes de matérias-primas e embalagens esse tipo de consciência e estar ao lado da classe médica buscando novas alternativas e levando novas informações.”, reforça o professor Lucas Portilho.

Sobre Lucas Portilho

Farmacêutico e Especialista em Cosmetologia. Diretor das Pós Graduações do IPUPO Educacional, Hi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do IPUPO. Diretor da Consulfarma Assessoria. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 17 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de pós Graduação com MBA do Instituto IPUPO/SBE Educacional.
Coordena Estágios Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Mônaco. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria.​ Colunista no Prospector.

Sobre o IPUPO

O IPUPO é a união de profissionais de alto nível que hoje atuam no mercado Cosmético, Nutracêutico e Farmacêutico em todo Brasil. Temos o objetivo principal de levar e compartilhar conhecimento para capacitar os profissionais da área da saúde através de métodos de ensino atualizados e de altíssimo nível.
É importante lembrar que a capacitação profissional através de cursos de Pós-Graduação, Extensão e à Distancia é hoje um grande diferencial e isso é indiscutível. Atualmente os profissionais Pós-Graduados por instituições reconhecidas possuem maiores salários e ocupam cargos sempre mais importantes dentro das empresas.
Passamos por um momento importante na área da saúde onde cada vez mais se exige dos profissionais um conhecimento profundo das áreas e das ciências onde atuam de forma que é muito importante que estes profissionais estejam devidamente capacitados e certificados por instituições de renome e know-how na área educacional.
O IPUPO oferece cursos de Pós-Graduação nível Especialização reconhecidos pelo MEC nas áreas de Cosmetologia, Nutrição e Farmácia, onde o aluno recebe dupla certificação, pois além do título de Especialista pelo MEC recebe também o certificado da Sociedade Brasileira de Educação.
Os cursos de Pós-Graduação oferecidos pelo IPUPO são presenciais ou no modelo EAD, ou seja, cursos de Pós-Graduação à distância.
Oferecemos Estágios Internacionais em Paris, Mônaco e Itália onde o aluno pode adquirir conhecimento através de treinamentos dentro de grandes empresas cosméticas.
O IPUPO ainda oferece cursos de extensão presenciais ou cursos de extensão a distância. Ambos com avaliação e certificação de aproveitamento reconhecida pela própria Sociedade Brasileira de Educação. O aluno assiste a aula, solicita a avaliação de certificação e recebe o certificado da Sociedade Brasileira de Educação.
Essa é mais uma inovação e um avanço no modo de ensinar e valorizar o seu diploma. E sempre com os melhores professores do mercado.

Por aqui, nunca usei uma agulha sem consentimento e conhecimento médico, tanto na gravidez, bem como na lactação. Acredito ser o mínimo de cuidado que uma mãe deve ter para com o seu filho, ainda na barriga, ou já nos braços, em fase de amamentação. Essa fase passa muito rápido, e precisamos ter ciência dos riscos que determinadas composições geram aos pequenos. Vale pagar o preço ou ser prudente e de fato, amar os nossos?

Vale a reflexão!

Beijos



0 comentários:

Obrigada por comentar! Em breve, retornaremos! :-)

 
Copyright 2013 Mamães Vaidosas por Edi Mariano