segunda-feira, outubro 24, 2016


O papel dos íons de prata para combater bactérias!

Os íons de prata já são utilizados em diversos segmentos, desde a medicina até a indústria de vestuário, por exemplo em uniformes esportivos, jalecos e roupas de cama. Agora, eles também estão presentes na esponja de lavar louça, garantindo a eliminação de 99,9% das bactérias de um dos utensílios domésticos mais utilizado na limpeza de casa

Dr. Bactéria ainda explica que a prata mata praticamente todos os tipos de bactérias, entre elas a S. Aureus e E. Colli, que é mais comum no ambiente doméstico. “Por conta disso, essa tecnologia passou a ser aplicada em produtos que carregam uma grande número de bactérias, como por exemplo, jalecos hospitalares, travesseiros e colchões”, explica.

Segundo o especialista, a prata, assim como o cobre e outros metais, é considerada um material oligodinâmico, ou seja, uma substância que em baixas concentrações afeta a atividade de organismos vivos. “As bactérias, que em geral possuem carga iônica negativa, morrem após alguns minutos de contato com a prata, por conta da ação dos íons positivos (Ag+).”A prata é um dos elementos mais utilizados no combate às bactérias. 

De acordo com o biomédico e microbiologista Roberto Martins Figueiredo, o Dr. Bactéria, a prata é capaz de eliminar quase todas as variedades de microorganismos, sendo que esta capacidade é conhecida milenarmente. “Historicamente, este metal é utilizado, por exemplo, para purificar a água, daí o hábito que os antigos tinham de armazenar a água em bacias de prata. Outro exemplo é a utilização do metal na medicina, especialmente em utensílios cirúrgicos,” explica.

Esponja com íons de prata elimina bactérias 

Entre as diferentes aplicações da prata, em vários segmentos de mercado, uma novidade é a esponja de lavar louças. Consideradas objetos com alta capacidade de proliferação de bactérias, por normalmente estarem em ambientes úmidos e que acumulam resíduos de alimentos, as esponjas agora já possuem versões com íons de prata.

Como funciona?

Os íons de prata, quando aplicados em esponjas de lavar louça, resultam em um produto com maior nível de segurança e higiene. “Esponjas que não possuem esta tecnologia precisam ser deixadas de molho em água sanitária ou fervidas após cada utilização. Esta é a única forma de eliminar suas bactérias e permitir uma nova utilização com segurança. Já a esponja com íons de prata dispensa a necessidade de esterilização”.

No Brasil, a Bettanin, foi pioneira ao lançar a esponja nova EsfreBom. Entre os diferenciais exclusivos do produto, destaca-se a adição de Íons de Prata, a partir da tecnologia Protech, que garante a eliminação de 99,9% das bactérias presentes na esponja. As qualidades da nova EsfreBom foram testadas e aprovadas pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo.

Interessante e útil!!!!

Beijos

0 comentários:

Obrigada por comentar! Em breve, retornaremos! :-)

 
Copyright 2013 Mamães Vaidosas por Edi Mariano