terça-feira, agosto 08, 2017


Seca: Saiba como amenizar os sintomas alérgicos causados pela temporada

Nos últimos dias, o clima frio tem dado uma trégua. A temperatura está subindo e já até fala-se em fim do inverno, mas o que está longe mesmo de acabar é a seca. No último dia 2, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), registrou a umidade relativa de 22% no Distrito Federal. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice ideal é de 60%. Com isso as doenças oportunistas e as alergias atacam. Nariz sangrando, garganta irritada, espirro e tosse são alguns dos sintomas que indicam a baixa umidade do ar.

Para o médico Jairo de Barros, do Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia (IBORL), na época da seca as pessoas ficam menos gripadas, mas em compensação as alergias se agravam, principalmente rinite e sinusite. "Durante a seca, as moléculas de ácaros ficam por mais tempo suspensas no ar, agravando as alergias, principalmente de idosos e crianças, pacientes estes que têm a saúde mais fragilizada", afirma o otorrinolaringologista.

Seca: Saiba como amenizar os sintomas alérgicos causados pela temporada

Algumas medidas podem ser adotadas a fim de evitar ou amenizar os sintomas. "A hidratação é fundamental. A oral, consumo de água, é imprescindível. Precisar uma quantidade é muito relativo, fala-se em, no mínimo, 2 litros por dia, mas para um trabalhador da construção civil, por exemplo, essa quantidade não é suficiente. Observar a urina é mais efetivo, se estiver com cor forte é preciso consumir mais líquido, se estiver clara, a quantidade é ideal. Exceto para casos em que a pessoa está tomando alguma medicação que pode alterar isto". Ressalta o dr. Jairo.

Além do consumo de líquido, algumas medidas comportamentais apresentam resultados efetivos para amenizar os sintomas. "O umidificador de ar, quando bem utilizado, ajuda muito a manter o equilíbrio do ar e dos sintomas alérgicos, mas é preciso mantê-lo num ambiente arejado, direcionado para uma superfície que não absolva água para que não crie ácaros e sempre muito bem higienizado". Alerta o dr. Barros que relacionou outras medidas preventivas para esta época. Confira!

- Lavar o nariz com soro ou utilizar soro em gel;

- Hidratar as vias nasais com pomada Bepantol, óleo Johnson's e até azeita de oliva (muito utilizado em bebês);

- Lavar as mãos utilizando água e sabão várias vezes ao dia a fim de evitar contaminação;

- Estender uma toalha úmida no quarto tem o mesmo efeito do umidificador de ar.


0 comentários:

Obrigada por comentar! Em breve, retornaremos! :-)

 
Copyright 2013 Mamães Vaidosas por Edi Mariano