terça-feira, setembro 05, 2017


Semana de Combate e Prevenção à Síndrome Alcóolica Fetal (SAF)

Pediatras, ginecologistas e obstetras, realizarão ação especialmente voltada às crianças e adolescentes no Parque Trianon, com o objetivo de educar desde a primeira infância, formando uma mentalidade responsável em saúde 

No domingo, 17 de setembro, pediatras, ginecologistas e obstetras de São Paulo, invadirão a Avenida Paulista para alertar crianças e adolescentes, sobre os riscos do consumo de álcool durante a gravidez. A iniciativa faz parte da Semana de Combate e Prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), promovida pela Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP) e pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), com o apoio institucional da Associação Paulista de Medicina, Associação Brasileira das Mulheres Médicas, Academia Brasileira de Neurologia e Academia de Medicina de São Paulo. 

Uma ação especial ocorrerá no Parque Trianon, onde médicos e voluntários, farão um tête-à-tête com as crianças, com atividades recreativas idealizadas para a formação de uma consciência em saúde responsável ainda na infância, em particular no que diz respeito ao perigo, cientificamente comprovado, da relação entre bebidas alcóolicas e a gestação de um ser humano. 

Das 10h às 14h, haverá no Trianon oficinas de desenho e pintura. Também serão distribuídos panfletos, cartilhas, camisetas e jogos. 

“Diferentemente das edições anteriores, nas quais grávidas e demais mulheres eram o público central da campanha, desta vez às luzes se voltarão exclusivamente aos pequenos. A avaliação da SPSP, da SOGESP e Febrasgo e das demais entidades médicas é a de que dessa forma trabalha-se a prevenção por meio do esclarecimento. Isso sem falar no poder multiplicador que uma criança possui no ambiente familiar, entre os amigos de escola e assim por diante” afirma Conceição Aparecida Mattos Segre, presidente do grupo de trabalho Efeitos do Álcool na Gestante no Feto e no Recém-nascido. 

De acordo com Claudio Barsanti, presidente da SPSP, é um compromisso da Sociedade de Pediatria com a população, gestantes, mães e crianças combater a versão equivocada e perigosa de que uma pequena dose de álcool pode não fazer mal ao feto de uma grávida.
“Podem existir consequências graves como malformações congênitas faciais, neurológicas, cardíacas e renais, até alterações de comportamento. Os médicos devem orientar tolerância zero às bebidas alcoólicas na gravidez”, diz. 

Lançada em 2010, a campanha “Gravidez sem álcool”, tem a proposta de conscientizar a população e as gestantes, sobre os riscos e efeitos nocivos da ingestão de bebidas alcoólicas durante a gravidez. 

Artistas e personalidades de diversas áreas, têm abraçado a causa, como as apresentadoras Patrícia Abravanel e Glória Vanique, as atrizes Bárbara Borges, Deborah Secco, Fernanda Machado, Paloma Bernardi, Natália Rodrigues, Alinne Moraes, além da campeã mundial de vôlei Fofão e dos elencos de Corinthians, Palmeiras e Santos. 

Semana de Combate e Prevenção à Síndrome Alcóolica Fetal (SAF)

Dia: 17/09/17
Horário: 10h às 14h
Local: Parque Trianon – Rua Peixoto Gomide 949 – Cerqueira César – São Paulo
Mais informações: (11) 3853-0770 ou (11) 3873-6083

#gravidezsemálcool

0 comentários:

Obrigada por comentar! Em breve, retornaremos! :-)

 
Copyright 2013 Mamães Vaidosas por Edi Mariano