quarta-feira, janeiro 31, 2018


Geração Y - Talento versus Espírito Guerreiro

Embora o talento seja necessário, a determinação dos jovens da geração Y é um dos pontos cruciais para o sucesso profissional, tanto para não desistir das dificuldades naturais da vida, como também para manter a capacidade de lidar com as dores e frustrações do cotidiano. 

A alta velocidade da informação proporcionou inúmeros talentos cheios de conteúdos, mas que por estarem acostumados com a rapidez, podem desistir em um primeiro obstáculo. Dentro do mundo coorporativo vale procurar um equilíbrio entre pessoas que mantém seu espírito guerreiro, e que também tenham talento e conhecimento necessário para desempenhar a função.

Alguns princípios ajudam as empresas a encontrarem a melhor adequação, entre eles podemos citar: 

- Jovens que não se sentem prontos;

- Jovens que possuem dúvidas sobre o que deve ser feito e perguntam a fim de conquistar mais conhecimento;

- Jovens que colocam a colaboração acima da competição, ouvindo com mais atenção com o objetivo de desempenhar um melhor papel ;

- Jovens que tem coragem suficiente para enfrentar as dificuldades e continuar avançando;

- Jovens que sabem a diferença entre a autoconfiança e a arrogância;

- Acreditam em jovens que compreendem o valor da reputação que forma a credibilidade e conquista a confiança dos demais.

"O grande gol esta em definir com mais precisão possível qual deve ser o breakeven entre o talento aflorado e o espírito guerreiro necessário. Melhor explicando, o talento é componente importantíssimo para se realizar algo notável em qualquer atividade humana. Contudo, apenas o talento não é suficiente." Comenta Ruy Leal Superintendente Geral do Instituto Via de Acesso.

Ruy Leal É formado em Publicidade, Propaganda e Marketing pela FAAP, cursos de especialização em direção de marketing pela FGV SP, economia pela FIPE USP e MBA em Marketing de Serviços pela ESPM. Foi Diretor da APARH DF e Conselheiro da APARH SP. Atua há mais de 30 anos no trabalho de capacitação de jovens para o ingresso no mercado de trabalho e na orientação de profissionais de Recursos Humanos e educadores sobre programas de estágios, coaching e mentoring. Com obras publicadas em diversos países, é autor dos livros "Jovens que entram e dão certo no mercado de trabalho", "Superdicas para empreender seu próprio negócio", "Superdicas para o Jovem Escolher Bem sua Profissão" e "Jovens Digitais". Atualmente é Superintendente Geral do Instituto Via de Acesso, organização da Sociedade Civil de caráter sócio-educacional e de assistência social de Interesse Público.


0 comentários:

Obrigada por comentar! Em breve, retornaremos! :-)

 
Copyright 2013 Mamães Vaidosas por Edi Mariano